Com apenas três semanas de dieta sadia e exercícios, diminui-se notavelmente o risco de problemas cardíacos, mediante a redução da pressão arterial e do colesterol, assinalou um estudo coordenado pelo pesquisador James Barnard, professor de Fisiologia da Universidade da Califórnia de Los Angeles (Ucla).
Um grupo de 11 homens obesos empenhados durante três semanas em comer uma dieta sem gorduras e rica em fibras, como frutas e vegetais, e fazer caminhadas diárias, perdeu um pouco de peso e, o mais importante, reduziram sua pressão arterial, informaram os estudiosos na revista “Circulation”.
O doutor Barnard declarou que “este é o primeiro estudo que demonstra que esse tipo de dieta e exercícios pode reduzir a fadiga oxidante, baixar a pressão arterial e melhorar os fatores de risco de outras doenças crônicas, em um período muito curto”.
Durante as três semanas, os homens ingeriram menos de 10% de calorias de gorduras, de 15% a 20% de proteínas e de 70% a 75% de grãos, frutas e vegetais. Podiam comer todo o pão de grão, massas, frutas e vegetais que quisessem e caminhavam a um ritmo regular de 45 a 60 minutos por dia.
A equipe de Barnard examinou o sangue deles para medir o colesterol, a glicose e a insulina, todos associados com doenças cardíacas, no fim e no início do programa. Mediram também a pressão arterial, a disponibilidade de ácido nítrico ? que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos ? e buscaram a presença de partículas carregadas com os chamados “radicais livres”, que podem danificar os vasos sanguíneos e causar transtornos cardíacos.
Globalmente, os homens reduziram seu colesterol em média em 19%, a pressão arterial em 14% e os radicais livres em 28%. Os níveis de insulina desceram 46% e a glicose, 7%. Depois de exatamente três semanas, os sete homens (entre os 11) que começaram o programa com hipertensão tinham níveis normais de pressão arterial.