Curitiba é hoje reconhecida como centro de referência no tratamento da hiperidrose plantar, doença que se caracteriza pelo excessivo suor nos pés e que atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil.
A técnica que traz melhores resultados é a Simpatectomia Lombar Endoscópica, método cirúrgico desenvolvido pelo médico curitibano Marcelo Loureiro, especialista em cirurgia laparoscópica, e professor de pós-graduação no curso de cirurgia da Universidade Positivo.
De acordo com o especialista, a técnica consiste na retirada de um segmento do nervo lombar responsável pela sudorese nos pés. Dentre as principais vantagens do procedimento, estão a alta eficácia na cura da hiperidrose plantar, cujo grau de sucesso chega a 98%, bem como seus reduzidos efeitos colaterais.
A cirurgia tem a duração de uma hora e exige que o paciente fique internado no hospital por apenas um dia. Esse tipo de procedimento laparoscópico passou por inúmeros estudos e aprimoramentos tecnológicos, processo que o tem tornado cada vez menos invasivo e esteticamente quase imperceptível, graças ao emprego de bisturis ultrassônicos e outros equipamentos de última geração.
De acordo com o especialista, o método é seguro, eficaz, amplamente estudado e desenvolvido sobre bases sólidas. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná é uma das instituições públicas que realiza esse procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).