O novo equipamento do Pequeno Príncipe reduz o tempo de exame. |
O hospital infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, inaugurou ontem novo equipamento para exame de imagem: o tomógrafo computadorizado helicoidal, adquirido graças à ajuda da bancada paranaense na Câmara dos Deputados. Custou cerca de R$ 250 mil.
Segundo a responsável pelo Centro de Imagens do Pequeno Príncipe, radiologista pediátrica Dolores Bustelo Saab, o equipamento é de alta tecnologia e, ao contrário do tomógrafo utilizado anteriormente na instituição de saúde, permite que várias imagens sejam captadas ao mesmo tempo. “A qualidade das imagens também é bastante superior, o que garante maior precisão no diagnóstico”, afirma.
Porém a grande vantagem do novo equipamento é a redução do tempo de exame, o que diminui o desconforto dos pacientes. Com o equipamento anterior, levava-se de vinte a trinta minutos para se realizar uma tomografia. Agora, é possível realizar o exame em segundos, sem necessidade de anestesia geral.
“Antes, precisávamos anestesiar as crianças, pois o exame exigia que elas ficassem imóveis por um longo período de tempo”, lembra a médica. “Com o novo equipamento, o exame é feito muito mais rapidamente e a necessidade de anestesia é reduzida entre 50% e 70%. Ela ainda é utilizada apenas em crianças muito pequenas ou com problemas neurológicos, que não entendem a necessidade de se ficar imóvel por alguns segundos, explica”.