A Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNRDT) realiza nos dias 24, 25 e 26 de agosto, em Curitiba (PR), o VII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia. O principal objetivo do encontro é a atualização dos profissionais da área, bem como a disseminação de novas técnicas, como a embolização, procedimento que reduz complicações graves no tratamento de aneurisma cerebral. Um dos destaques do evento é o Módulo de Neurorradiologia Terapêutica ? Aneurismas, que apresentará alternativas menos invasivas para o tratamento da doença. A técnica endovascular, conhecida como embolização, será abordada pelos especialistas Fernando Viñuela, de Los Angeles, e René Chapot, de Limogenes.
Apesar dos benefícios, a embolização ainda é pouco utilizada no Brasil. De acordo com o neurocirurgião, chefe de neurorradiologia intervencionista dos Hospitais Mãe de Deus e Beneficência Portuguesa, e organizador do evento, Paulo Passos Filho, o risco durante a embolização é bem menor do que o na cirurgia convencional. Ainda assim, no Brasil menos de 10% da população é embolizada; nos países desenvolvidos 80% dos casos são tratados através da técnica endovascular. O neurocirurgião atribui esta realidade à ausência de profissionais habilitados a realizarem o procedimento endovascular. ?A sociedade de neurocirurgia do Brasil é a terceira maior no mundo, com mais de mil neurocirurgiões, mas cerca de apenas 25 estão capacitados a utilizar a técnica de embolização?, explica o especialista. Apenas três centros estão aptos a formarem especialistas em embolização no país, localizados em Porto Alegre, São Paulo e Recife.
Dada a importância da disseminação de técnicas menos invasivas, a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNRDT) realiza o VII Congresso de Neurorradiologia, que traz o que há de mais avançado em termos de programação científica e social. Entre os professores internacionais que já confirmaram presença durante o Congresso estão Jaques Moret, de Paris; Alex Berenstein, de Nova York; Demetrius Lopes, de Chicago; e Alfredo Casasco, de Madri. Fazem parte da programação o Simpósio Stroke, o Módulo de Neurorradiologia Terapêutica ? Aneurismas, o Módulo de Neurorradiologia Diagnóstica I, o Módulo de Neurorradiologia Terapêutica ? Miscelânea, que discutirá sobre temas variados, e o Módulo de Neurorradiologia Diagnóstica II. A programação completa pode ser acessada através do site www.congresso.sbnrdt.com.br.