São Paulo – Males como enxaqueca, distúrbios na tireóide e até depressão, dificuldade de raciocínio e displasia são alguns dos problemas que podem ser desencadeados pelo uso freqüente do sutiã apertado, principalmente os com estrutura de arame. É o que afirma o terapeuta e especialista em técnicas de massagem, Kiyoshi Nagaoka. Segundo ele, a região peitoral, quando comprimida, pode ocasionar uma série de anomalias e o sutiã apertado pode ser o grande vilão.

continua após a publicidade

A enxaqueca, por exemplo, velha conhecida das mulheres, é uma delas. ?A pressão exercida pela peça íntima provoca tensão nos músculos da região peitoral, o que pode culminar numa contratura muscular na coluna cervical?, afirma Nagaoka.

Além da cefaléia, o mau hábito também pode dificultar o raciocínio e até ser um agente de estados depressivos e de casos de ansiedade. Para o especialista, a pressão implica também na postura corporal. ?Para aliviar a sensação de desconforto, a tendência é a mulher colocar os ombros para frente, inconscientemente, como forma de defesa, o que pode prejudicar a respiração e provocar a falta de oxigenação no cérebro causando os distúrbios?, explica o terapeuta.

A displasia mamária (alteração fibrocística benigna das mamas), que se caracteriza pelo aumento da sensibilidade e aparecimento de pequenos cistos ou nódulos, também pode ser desenvolvida por meio desse vilão oculto. Já nos casos dos distúrbios na tireóide, ele também prejudica a respiração e provoca a falta de oxigênio na região.

continua após a publicidade

Para todos os casos, o massoterapeuta adverte que a paciente deve procurar um médico especialista, além de lançar mão dos tratamentos alternativos. As técnicas de massagem, aplicadas em áreas como pescoço e nas regiões escapular, peitoral e nos locais dos distúrbios são capazes de reduzir as inflamações, ativar a circulação e relaxar os músculos, agindo de maneira eficaz contra as más conseqüências. Porém, o ideal é que a mulher fique atenta em relação aos acessórios que usa.