Os cuidados com a depilação têm melindres que nem toda mulher conhece. Há lugares com pêlos tão inconvenientes, que acabam passando despercebidos. “Muitas mulheres habituam-se a depilar apenas perna, axilas e virilhas, esquecendo-se de outras regiões que também precisam de atenção”, afirma a esteticista Edivani Tresinari. Abaixo, ela identifica as áreas que, geralmente, são negligenciadas e também aponta o melhor método para deixar a pele lisinha.

continua após a publicidade

Costeletas: no verão, é indispensável dar atenção para elas. Mesmo que você tenha os cabelos compridos, nos dias quentes vai fazer um coque ou um rabo-de-cavalo para não sentir tanto calor. E é nessa hora que os pêlos do rosto destroem o seu visual. Se quiser aparar em casa, os cremes depilatórios são uma alternativa (mas faça o teste antes, checando se não há risco de alergia e se você agüenta o cheiro forte tão perto do nariz). Na clínica de estética, a cera quente é a pedida: só é preciso tomar cuidado para não queimar a pele e para não arrancar os cabelos junto aos pêlos.

Costas: como você não vê, acaba largando para lá. Mas os pêlos, principalmente na região lombar, deixam a aparência péssima quando você está de biquíni ou com uma blusinha que deixe as costas de fora. Edivani Tresinari recomenda o uso de cera quente, porque se trata de uma extensão grande a ser depilada. O calor dilata os poros e você não sofre tanto com os puxões.

Braços: muitas mulheres preferem descolorir os pêlos dos braços. Mas, com o tempo, pode haver alergia e os pêlos também passam a escurecer mais rapidamente. Trata-se de uma região em que a dor não é tão intensa, por isso é possível empregar a cera fria. Por não ser uma área quente, como as virilhas e as axilas, a pele também fica lisinha por mais tempo (às vezes, é possível passar dois meses sem retoques).

continua após a publicidade

Abaixo do umbigo: a pele da barriga é bastante delicada, além de ter tendência à flacidez. Se você tem mais sensibilidade à dor, deve experimentar um creme depilatório para limpar a região (nem pense em descolorir, a não ser que você tenha pêlos finos e claros). A outra opção recomendada é a cera quente, egípcia ou de mel, que puxa os pêlos pela raiz e faz com que eles demorem mais para despontar novamente.

Nuca: se você tem o costume de fazer coques, pode se sentir incomodada com os pêlos no pescoço. Eles realmente tiram a feminilidade do visual, mas só quando exagerados: uma penugem leve é normal e os especialistas nem encaram como pêlo, mas como cabelo. Se for depilar, a cera quente é a melhor opção.

continua após a publicidade

Dedos: nas mãos e nos pés, os pêlos incomodam. Em geral, a própria esteticista toma a iniciativa e depila todos eles, sem que você precise pedir. Mas se esse não for o seu caso, perca a vergonha e peça para que ela livre seus dedos de qualquer pêlo. Eles não combinam com as unhas feitas, seja no verão ou no inverno. Vale usar cera quente, fria ou cremes depilatórios, já que a dor não é intensa nessa parte do corpo.