A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando a população paulista para que doe sangue antes do Natal e Ano Novo. O alerta visa evitar a baixa nos estoques durante as festas de fim de ano e as férias escolares, já que doações caem 30% neste período. Além da queda por conta das férias, o período também registra grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes.

continua após a publicidade

Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 75 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 30%. Os sangues RH negativo são os mais raros e por isso os que mais precisam de doadores, principalmente nesta época. Segundo dados da Hemorrede estadual, ligada à Secretaria, já no mês de novembro houve queda de aproximadamente 15% na coleta de bolsas na Grande São Paulo e no interior.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Solange Spigliatti

continua após a publicidade