Estudo recente feito por pesquisadores da Northwestern University, em Chicago (EUA), sugere que tocar sons específicos durante o sono pode ajudar a lembrar mais facilmente do que tinha sido estudado antes de dormir.
O estudo envolveu pessoas que foram ensinadas a mover 50 imagens para uma determinada localização na tela do computador. Cada uma das imagens possuía um som relacionado, como o barulho de um helicóptero.
Após o exercício, 12 pessoas dormiram e os pesquisadores tocaram 25 dos sons mostrados na atividade. Segundo os pesquisadores, quando os participantes acordaram, não conseguiram perceber que durante o sono haviam sido tocados sons.
Porém, a maioria dos participantes lembrou de forma precisa a localização das imagens associadas aos 25 sons tocados durante o sono e, as imagens que não tiveram seus sons reproduzidos, foram dificilmente lembradas pelos participantes.
De acordo com os pesquisadores, é possível absorver informações durante o sono usando o sistema auditivo, dando pistas ao cérebro por meio de sons específicos de cada aprendizado.