Nas questões de saúde, a qualidade da água é primordial. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças são transmitidas pela água. Outra estimativa da entidade dá conta de que, aproximadamente, 30 mil pessoas – na maioria crianças, morrem de diarréia causada por falta de água potável a cada semana.
Existem alguns cuidados que são fundamentais. O acesso à água tratada nem sempre está disponível para a população, principalmente na periferia das grandes cidades. Por isso, todo cuidado é pouco, pois a contaminação dessa água nem sempre é visível. A água de poço e a água de bica devem ser fervidas, porque muitas vezes estão contaminadas por microrganismos não visíveis a olho nu. Mesmo com a água tratada deve-se ter alguma cautela, já que, muitas vezes, a contaminação está no recipiente utilizado. Esses fatores que contribuem sobremaneira para o surgimento de doenças importantes.
Em todo o corpo
A água está presente nos menores movimentos do nosso corpo, até mesmo no piscar de olhos. Isso porque, o corpo humano é composto basicamente por água. A médica Carmem Unglert explica que esse líquido precioso está nas células, nos vasos sanguíneos e nos tecidos de sustentação. Nossas funções orgânicas necessitam da água para o seu bom funcionamento. Segundo ela, em média, o corpo humano tem aproximadamente 47 litros de água na sua composição. Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Ao perceber esse aumento, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se a água não for reposta, o corpo entra em processo de desidratação e a morte pode ocorrer em poucos dias. ?Todo o nosso corpo depende da água, por isso, é preciso haver equilíbrio entre a quantidade que perdemos e a água que repomos?, frisa Carmem.
Além de ser nutritiva, por conter sais minerais importantes como o magnésio, o sódio e o potássio, a água ativa o funcionamento dos órgãos. ?Ela regula a temperatura, ajuda na formação do sangue e das secreções e atua na circulação sangüínea, entre outros benefícios?, explica a médica homeopata Vivian Kowalczuk. Além disso, ingerida com moderação antes e após as refeições, a água ajuda no processo de digestão e evita a formação de gases ou inchaços.
Vivian explica que estamos sempre perdendo água por meio do suor, da urina, das fezes e, até, da respiração. No verão, é claro, essa perda aumenta consideravelmente. Segundo a médica, a ordem é obedecer a sede. Não precisa se preocupar a todo o momento com a quantidade de água ingerida. Isso varia de pessoa para pessoa. ?Ao regar uma planta em excesso, seus sais minerais acabam sendo eliminados. O mesmo pode acontecer quando se toma líquido em demasia?, compara.
Ensinar a população
A higiene é fator preponderante para as pessoas conseguirem se proteger de doenças causadas pela má qualidade da água. É importante que as pessoas tenham acesso às informações que lhes permitam modificar seus padrões de higiene e comportamento. A estimativa do professor Aristides Almeida Rocha, da Universidade de São Paulo (USP), é de que para cada real que o governo investe em saneamento básico, quatro são economizados em internações hospitalares decorrentes de moléstias provocadas pela falta de redes de água e esgoto.
Os gastos anuais do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento desses males chega a 300 milhões de reais. "Entre as doenças relacionadas à contaminação da água as que mais matam estão a leptospirose (transmitida pela urina do rato), hepatite, diarréia e cólera", ressalta o professor, salientando que é preciso ensinar a população carente sobre a necessidade de ferver a água antes de consumi-la e a importância de não jogar dejetos perto dos rios e dos riachos.
A água, esse líquido precioso
A água é composta por dois elementos químicos: Hidrogênio e Oxigênio, representados pela fórmula H2O. Como substância, a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro. Quimicamente, também, nada se compara à água. É um composto de grande estabilidade, um solvente universal e uma fonte poderosa de energia química. A água é capaz de absorver e liberar mais calor que todas as demais substâncias comuns.
A água pode ser saudável ou nociva. Na natureza não existe água pura, devido à sua capacidade de dissolver quase todos os elementos e compostos químicos. A água que encontramos nos rios ou em poços profundos contém várias substâncias, como o zinco, o magnésio, o cálcio e elementos radioativos. Para ser saudável, a água não pode conter substâncias tóxicas, vírus, bactérias ou parasitas.
Benefícios comprovados
Dependendo do grau de concentração, a água pode conter diversos elementos e cada um deles pode beneficiar o organismo de maneira particular.
Ferruginosa – De fácil digestão, ajuda a tratar casos de anemia.
Magnesiana – Faz bem aos intestinos, ao estômago e ao fígado.
Carbogasosa ? Por ser rica em sais minerais é indicada para atletas. Também é diurética e ajuda na digestão.
Fluoretada – Contém baixo teor de mineralização. Também ajuda a manter a saúde dos dentes e dos ossos. É indicada para crianças e gestantes.