Nada de considerar um check-up preventivo como a ?pior coisa do mundo?. Ao contrário, na realização desses exames pode estar a diferença entre viver com mais ou menos saúde. Consulte seu médico anualmente e siga algumas dicas para que a visita ao ?doutor? não lhe traga ainda mais angústia.
Confesse tudo
Muitas pessoas têm medo de confessar dores no peito ou taquicardias. Esqueça esse medo e confesse tudo, até aquelas dores mais estranhas. Conte ao médico sobre aquela tontura constante, dor de cabeça sem motivo aparente, zumbidos no ouvido e inexplicáveis perdas de peso. Esses sintomas podem esconder graves problemas.
Passe pelo laboratório
Peça ao seu médico, antecipadamente, que o encaminhe para exames de sangue e urina. Não esqueça de levar os resultados no dia da sua consulta. O médico poderá analisar os resultados e comentá-los na hora do check-up.
Jejum
Uma xícara de café pode ser o bastante para aumentar a sua pressão sangüínea e alterar o resultado do exame. Esclareça com o médico quais os alimentos que pode comer antes do exame.
Sem desconforto
Caso sinta alguma dor ou algum tipo de desconforto depois dos exames, avise o médico, ele pode lhe receitar algum medicamento para combatê-la.