O verão começa dia 21 de dezembro e, com ele, uma parcela significativa dos sedentários de inverno querem se transformar em atletas de verão. A cena se repete nas academias, nos parques, nas praças e na praia. Nesta época uma pergunta sempre fica no ar: o que é que essas pessoas vão conquistar começando a malhar em cima da hora? Não adianta se apressar e querer fazer tudo de uma vez. ?Como nas questões do corpo não existem milagres, é bom não exagerar na dose para não se arrepender mais tarde?, frisa o personal trainer Rodrigo Gouveia.

continua após a publicidade

Assim, a recomendação dos especialistas é para que os sedentários de inverno que querem se transformar em atletas de verão comecem devagar para não desanimar. ?Na hora de escolher a modalidade, o importante é encontrar exatamente o seu objetivo?, explica Gouveia. Isso porque a atividade para quem pretende emagrecer, por exemplo, nem sempre é a mais indicada para pessoas interessadas em aumentar a sua capacidade cardiovascular. Por isso, é necessário iniciar uma avaliação física antes da atividade física, não importando se a atividade vai ser feita na academia do condomínio ou em uma pista de atletismo.

César Baggio, ortopedista do Hospital Vita Batel, recomenda que, antes de iniciar um exercício, mesmo uma caminhada, é importante saber do seu estado físico (peso, condições cardiovasculares, estrutura óssea, muscular, etc.). ?Pessoas que não estão acostumadas a caminhar ou a praticar exercícios físicos regularmente devem começar a caminhar num ritmo mais lento e percorrer um trajeto mais curto?, adverte.

Não passar do limite

Para a caminhada ser considerada benéfica, o ideal é ser prudente e aumentar o ritmo aos poucos e, no entender do médico, não tentar chegar ao seu limite no primeiro dia de exercício. Caso contrário, a pessoa ficará dolorida no dia seguinte e, se insistir na caminhada, poderá sofrer lesões musculares e estragar o passeio. Estimativas apontam que mais de 50% dos atendimentos de consultórios de médicos ligados ao esporte são conseqüentes de exercícios mal realizados ou praticados em excesso, com o errôneo objetivo de ?entrar em forma?, muitas vezes sem tempo suficiente para uma preparação adequada.

continua após a publicidade

O cardiologista Pedro Michelotto, da Clinicor, adverte que, sedentários, pessoas que praticam exercícios sem regularidade ou aquelas que sofreram algum problema de saúde recentemente, devem se submeter a uma série de exames antes de iniciar uma atividade física. Esse check-up esportivo inclui avaliações clínica, laboratorial, além de eletrocardiograma de repouso e, dependendo do caso, teste de esforço físico. ?Esses exames revelam a regularidade dos batimentos cardíacos, o funcionamento do coração e identificam possíveis distúrbios?, esclarece o médico.

De acordo com César Baggio, mesmo com prudência, alguma dor muscular pode aparecer. Essa dor pode indicar que a pessoa passou dos limites, portanto, a recomendação é não forçar e procurar auxílio médico. Na praia, o ortopedista recomenda as caminhadas descalço, entre o mar e a areia mais fofa. ?Não se pode esquecer que o homem veio ao mundo descalço?, comenta. Se a pessoa preferir andar na calçada, deve utilizar um tênis ou um calçado que amorteça o choque do pé com a rigidez do piso.

POR ONDE COMEÇAR

continua após a publicidade

– Você deve ter um objetivo para começar a fazer atividades físicas, entre eles, perder peso, relaxar, ganhar músculos ou se iniciar em algum desporto. Identifique sua prioridade e escolha exercícios que se adaptem a ela.

– Roupas adequadas e locais próprios são essenciais.

– Não inicie uma atividade de estômago vazio. Faça um lanche leve meia hora antes da atividade.

– Não esqueça de carregar uma garrafa de água. Hidratação é fundamental.

– Conheça o seu limite. Vá aumentando a carga dos exercícios aos poucos.

– Mantenha uma regularidade e uma continuidade na sua rotina de atividades físicas. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas se tornarão duradouros.