O computador já faz parte dos afazeres cotidianos de uma parcela considerável da população. Logo após os primeiros passos, se familiarizando com essa imprescindível máquina, seus usuários passam a tomar cuidado com seus hardwares e softwares. Eles aprendem como tirar o máximo proveito de processadores, memórias, discos rígidos e programas. Só que a maioria desses usuários se descuida com o peopleware ou daquela pecinha que aperta as teclas do computador. Aqueles que ficam horas em frente a um computador sabem que, depois dessas maratonas, o corpo, por meio de vários alarmes, como sensação de cansaço, dores nas costas, pescoço, braços e mãos, além de sintomas mais sérios como as doenças ortomoleculares, podem sofrer danos irreversíveis.

continua após a publicidade

Para prevenir a ocorrência desses problemas e cuidar melhor da saúde (nosso principal equipamento) seguem algumas dicas de boa postura para usuários freqüentes ou esporádicos do computador.

Olhos

Se você necessita de alguma correção visual, garanta que seus óculos ou lentes de contato estejam "em dia".

Reflexos

Posicione o monitor de lado para a janela. Se estiver de frente ou de costas, mantenha uma persiana, de preferência sempre fechada. Elimine fontes de reflexo; em algumas situações, a inclinação do monitor de vídeo pode ajudar.

Monitor

continua após a publicidade

O monitor de vídeo deve estar bem em frente aos seus olhos. Não trabalhe com o monitor de lado, pois isso exige torções do tronco e do pescoço, com possíveis conseqüências dolorosas para seus músculos. Quanto à altura, a posição ideal é um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura. Regule a luminosidade e o contraste da tela, para evitar esforços visuais.

Cadeira

continua após a publicidade

Use uma cadeira ergonomicamente adequada. Evite cadeiras de madeira, palhinha e mesmo cadeiras de gerente. A sua cadeira está na altura certa quando seus cotovelos ficam na altura do tampo da mesa. Caso seus pés fiquem suspensos, coloque um apoio para os mesmos.

Mesa de trabalho

Procure trabalhar em uma mesa que tenha bordas arredondadas. Caso seu trabalho envolva leitura freqüente de texto ou consulta a documentos, arranje um suporte para documento e coloque o texto inclinado, o mais próximo possível do monitor de vídeo, ou entre este e o teclado, de forma que o seu deslocamento de pescoço seja pequeno. Todos os objetos de uso constante (calculadora, telefone e outros) devem estar o mais próximo possível de seu corpo para evitar torção do tronco ao ter que atendê-lo.

Postura

Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto. Seu corpo, o teclado e o monitor de vídeo devem estar alinhados. Se você é alto, coloque um suporte de madeira debaixo do monitor de vídeo. Não faça concessões em relação à postura, ou seja, não adote posturas erradas, nem em trabalhos de pequena duração.

Teclado

Enquanto estiver digitando, não fique com o punho apoiado sobre a mesa ou sobre uma almofada eventualmente existente. Procure conhecer teclas de atalho de seu programa, de forma a reduzir o uso do mouse. Caso perceba que o teclado está se tornando duro troque-o imediatamente.

Mouse

Procure um mouse no formato tradicional, mas que seja adequado ao tamanho da sua mão. Procure trabalhar com os braços junto do corpo. Evite ao máximo esticar ou abrir o braço para operar o mouse.

Pausas

Em qualquer situação, a cada duas horas (no máximo) interrompa o trabalho por 10 minutos, levante-se, ande um pouco e faça exercícios de distensionamento e de alongamento. Em atividades de digitação de dados, a pausa prescrita pela legislação brasileira é de 10 minutos a cada 50 trabalhados.

Escute seu corpo

Caso ao usar o computador você perceba algum dolorimento, cansaço visual ou reflexos incômodos procure mudar de posição ou interromper seu uso por alguns minutos, fazendo outra atividade. Procure também identificar o que está errado, corrigindo sua condição de trabalho.

Laptop

Na hora de escolher um laptop, preste atenção no seu peso, nas dimensões do teclado (teclados pequenos são anti-ergonômicos). Prefira aparelhos de telas maiores.

Fonte: Livro ?A Dinâmica dos comitês de ergonomia? de Hudson de Araújo Couto, médico do trabalho.