Saúde divulga nota sobre greve de hospitais de Bauru

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou nota, por meio de sua assessoria de Imprensa, dando esclarecimentos sobre notícia publicada ontem, pelo jornal O Estado de S. Paulo e também distribuída pela Agência Estado, sobre a greve de hospitais da cidade de Bauru. Abaixo, a íntegra da nota.

“Sobre a matéria ‘Dois hospitais de Bauru entram em greve’, publicada em O Estado de São Paulo de 27/12/11e distribuída pela Agência Estado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclarece que a obrigação legal do pagamento do décimo terceiro salário aos funcionários da maternidade Santa Isabel, bem como do Hospital de Base, é do empregador, no caso, a Associação Hospitalar de Bauru, uma entidade privada sem qualquer vínculo com o governo do Estado.”
“Não é correto condicionar tal pagamento a qualquer aporte de recursos extra-SUS por parte da Secretaria. Nos hospitais estaduais, que pertencem à Secretaria, o 13º foi pago normalmente, já que a pasta cumpre com as suas obrigações legais. A maternidade Santa Isabel não pertence ao governo paulista.”
“Assim como o Hospital de Base, trata-se de uma entidade privada, prestadora de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Neste ano a Secretaria ajudou o HB/Maternidade Santa Isabel com repasses extras no valor total de R$ 12,7 milhões, além do que as unidades já recebem pelo atendimento prestado ao SUS.”
“A Secretaria esclarece que desde o início deste ano vem conduzindo um processo complexo e delicado para buscar, juntamente com os funcionários do hospital, Ministério Público, Famesp e Procuradoria Geral do Estado para buscar uma solução adequada para a maternidade Santa Isabel e o HB, que atenda aos interesses dos trabalhadores e, principalmente, da população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde).”
“A reportagem sugere que o HB está sob intervenção da Secretaria há dois anos, o que é uma informação equivocada. A intervenção é judicial. O correspondente do Estadão que assina a matéria não procurou a Secretaria para solicitar um posicionamento, valendo-se apenas de informações do diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Bauru.”
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Assessoria de Imprensa

AE

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo