Força de interior é atributo da alma. Quando vivemos desconectados de nosso verdadeiro ser, o eu superior, ou alma, o comando da vida passa a ser exercido pelo mental. O mental não possui condições para promover a verdadeira evolução e harmonização das forças que habitam um ser humano. Sim, o ser humano é um conjunto de forças da natureza: a força física, a emocional, a mental e a espiritual. Quando o mental está no poder, tende a agir pela tentativa de eliminação de tudo o que lhe parece negativo. Fazendo este movimento, joga para fora da consciência muitos aspectos da estrutura humana que passam a se manifestar como doença ou em desequilíbrio, pois não agem direcionados por uma força integradora.
O domínio mental ainda é o mais identificado, no senso comum, como sendo sinônimo de força interior, visto que as emoções e as necessidades físicas são associadas muito mais com aspectos primitivos do ser humano. Quando a necessidade física torna-se violenta devido ao desrespeito que a submete o mental, ela tenta tomar o poder à força, que são todos os sintomas e doenças indesejáveis, como as compulsões, os vícios, ou mesmo as doenças físicas de fundo psicossomático.
O emocional, sobrecarregado pela discriminação mental, tende a manifestar-se na forma de doenças emocionais como a depressão, a ansiedade, o desespero e a angústia. A mente não foi feita para tomar as rédeas da vida e, desta forma, o estresse é uma conseqüência natura l quando ela se coloca nesta função. Por isso é preciso, de todas as maneiras, acordar o piloto desta nave, o cocheiro que deverá tomar as rédeas desta estrutura humana e conduzi-la ao equilíbrio e à saúde. Este cocheiro é a alma, o ser, a essência humana que está adormecida em cada um de nós e que possui as únicas armas que podem harmonizar estas forças tão poderosas que habitam o ser humano. A principal arma é o amor, a verdadeira e única força humana capaz de conduzi-lo a evolução e à cura.
O que caracteriza este amor proveniente da essência do ser é a liberdade, responsabilidade, consciência, integração, humildade e coragem.
Não é possível encontrar estes atributos fora do domínio da essência. O que a mente nos fornece muitas vezes é uma simulação destas forças maiores. Porém, toda a ação mental é basicamente motivada pelo medo. A força do amor é a única que possui condições de levar em consideração as características e necessidades do ser como um todo, buscando caminhos que o satisfaçam em todos os sentidos, apaziguando os seus anseios.
O ser não exige, ele compreende, respeita e age de acordo com a realidade. O ser verdadeiro tem condições de aceitar tudo o que vem deste organismo. A qualidade que chamamos aceitação é correspondente ao facho de luz que ilumina o que foi jogado no escuro pela força mental. Outro bálsamo que se encontra do domínio da alma, e que é fundamental pra este processo, é a paciência. Não existe evolução sem ação deste poderoso ingrediente, pois ele garante que todas as etapas serão vencidas para o triunfo supremo da vontade maior.
Mariliz Vargas Straube
psicoterapeuta (CRP 08/02945)
Serviços:
CURSO: FORÇA INTERIOR
DATA: 25 e 26 de novembro
HORÁRIO: das 19h30 às 21h30
LOCAL: Espaço de Desenvolvimento Humano Essência do Ser (R: Nunes Machado, 472 Cj. 201 | Rebouças | Curitiba/PR)
INFORMAÇÕES: (41) 3082 3367 / www.essenciadoser.com.br