Se para um pedestre a poluição sonora urbana, gerada pelo tráfego de veículos, já causa incômodo, imagina para um motorista de ônibus que passa o dia todo convivendo com esses ruídos.
Pesquisadores da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) dizem que a exposição a tanto barulho é um fator preocupante para a saúde auditiva desses trabalhadores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído limite tolerável ao ouvido humano é de 65 decibéis (dB), sendo que acima disso o organismo pode sofrer estresse e, com ruídos acima de 85 dB, aumenta o risco de comprometimento auditivo.
No estudo, realizado com duas empresas de transporte coletivo urbano, os pesquisadores da UTP verificaram que o nível de ruído médio produzido pelos ônibus foi acima de 80 dB.
Como consequência, 17 dos 24 motoristas avaliados apresentaram audiogramas sugestivos de perda auditiva induzida pelo ruído (Pair). As queixas relacionadas à audição mais frequentes foram o zumbido e a sensação de plenitude auricular (sensação de ouvido cheio).
Fonte: Notisa