Parou de fumar? Um mal comum de ex-fumantes é substituir o cigarro por comida e, muitas vezes, o ganho de peso é inevitável. Segundo um estudo recente feito por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins (EUA) abandonar o cigarro faz crescer os riscos do diabetes tipo 2 em até 70%.
Isso porque, a obesidade é um dos principais fatores que colaboram com o desenvolvimento da doença. Os ex-fumantes apresentam tendência a engordar já que o cigarro tende a inibir o apetite.
O estudo analisou cerca de 11 mil adultos na meia-idade durante o período de 17 anos e identificou que nos 6 primeiros anos após abandonar o cigarro, as chances do ex-fumante sofrer de diabetes sobem em 70%, quando comparados com pessoas que nunca fumaram.
Segundo os pesquisadores, os riscos de desenvolver a diabetes do tipo 2 são mais altos nos três primeiros anos, após o cigarro ter sido deixado de lado. Cerca de 1,8% dos participantes que deixaram de fumar sofreram de diabetes nos primeiros 3 anos.
Nesse mesmo tempo, os ex-fumantes engordaram, em média, 3,8 kg.Porém, segundo os autores do estudo, o fato de o diabetes aparecer aumentarem para os ex-fumantes não pode ser desculpa para não abandonar o cigarro.
O diabetes do tipo 2 ocorre por conta da diminuição na produção de insulina pelo corpo ou quando este hormônio não consegue utilizá-la de maneira apropriada, alterando a quantidade de açúcar presente no sangue.