Desfrutar das festas de fim de ano é sempre muito agradável. As comidas são sempre saborosas e, muitas vezes, as pessoas exageram na quantidade. Só que após tanta comilança é hora de voltar a se preocupar com uma alimentação saudável. Dá para apostar, sem medo de perder, que uma das promessas mais presentes nas listas de Ano-Novo é manter o peso ou mesmo perder alguns quilinhos extras. Já que a hora chegou, mãos à obra, porém sem sacrifícios.
O que comer para desintoxicar o corpo da mistura de tantas calorias e proteínas consumidas nesta época? A nutricionista do Vigilantes do Peso, Sônia Almeida, recomenda retomar a alimentação saudável e equilibrada, privilegiando alimentos pouco calóricos, mas ricos em vitaminas, minerais e fibras, tais como as frutas, verduras e legumes. O consumo de sucos de frutas e legumes naturais (tanto como acompanhamento das refeições, como nos intervalos) e de saladas (temperadas com limão, iogurte, ervas naturais, mostarda, sal e um fio de azeite de oliva) só traz benefícios para a saúde. Portanto, é bom incluí-los no cardápio diariamente.
Segundo Sônia Almeida, o consumo de alimentos ricos em vitamina C é ideal, pois eles possuem propriedades diuréticas e antioxidantes. Além deles, os alimentos ricos em fibras são recomendados. O consumo de seis a oito copos de água por dia é fundamental para eliminar as toxinas. Outra dica importante da nutricionista é intensificar a atividade física com uma boa caminhada.
A receita principal para evitar que os ponteiros da balança subam durante o verão é manter uma alimentação variada, na qual se possa comer de tudo, mas com moderação. Tentar perder ou manter o peso à custa de ?greves de fome? ou dietas extremamente restritivas é prejudicial à saúde.