A Tensão Pré-Menstrual (TPM) está presente na vida de 75% das mulheres que sofrem com sintomas como: sensibilidade nos seios, cólicas, retenção de líquidos, fadiga, irritabilidade, depressão, hipersensibilidade emocional, insônia, tontura, dor de cabeça, mudanças no apetite. Podem ocorrer também aumento gradativo do peso devido a compulsão alimentar ? apenas no período que antecede a menstruação, além de inchaço.
?Quando fala-se em TPM, logo é feita uma relação com a cólica menstrual, mas os seus sintomas são muito mais diversos. Justamente por isso, o uso freqüente de anti-concepcionais, seja para evitar a gravidez, cólicas ou mesmo acnes, acaba mascarando o quadro da TPM?, explica o médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade. ?Orto quer dizer correto, ou seja, a molécula correta para corrigir determinada disfunção. Assim, o tratamento ortomolecular busca soluções individuais para cada caso, fornecendo a reposição dos nutrientes queimados para cada tipo de TPM existente.?
Existem quatro tipos principais de tensão pré-menstrual: 1) predomínio de ansiedade, irritabilidade e depressão moderada; 2) ganho de peso, com grande dor e congestão mamária, e aumento do volume abdominal; 3) aumento do apetite, principalmente por doces e chocolates; e 4) depressão de forma acentuada, podendo associar-se ao pânico e com pensamentos suicídas.
?No tipo 3, por exemplo, ocorre um aumento no apetite sendo pior nos momentos de stress, o que leva à compulsão por doces. Isso acontece porque o organismo da mulher estressada apresenta uma maior necessidade de glicose. Por falta de nutrientes ? neste caso, de minerais, o organismo não consegue utilizar a glicose armazenada, gerando uma grande vontade de comer doces. Se estes nutrientes não forem repostos, esta mulher irá engordar gradativamente e terá uma outra disfunção: a obesidade?, afirma Dr. Marcos Natividade.
Com a reposição adequada dos nutrientes, o organismo volta a funcionar de forma equilibrada, obtendo resultados positivos não só no tratamento da TPM, mas também apresenta melhora na pele, na digestão, na disposição e na qualidade do sono.