Trabalhar o sistema muscular, sensitivo e esquelético como um todo, tratando, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. É isto que se propõe a RPG (reeducação postural global). Vista no início com desconfiança, a técnica foi se firmando e, hoje, conta com mais de 3 mil profissionais só no Brasil. Eles tratam as desarmonias do corpo, muitas vezes, de forma associada com médicos e fisioterapeutas.
Segundo a fisioterapeuta Jacqueline Rocha, especialista em RPG, manter os músculos nos eixos depende da postura adquirida com os movimentos que o ser humano faz ao longo da vida. Eles são automatizados e vão ficando marcados no sistema nervoso. Reeducar os movimentos do corpo é uma solução para quem quer se livrar de dores musculares e manter uma postura equilibrada. A especialista diz que, em média, depois de dez sessões, a pessoa já sente a coluna no lugar e a sua postura corporal melhora. ?Os resultados podem ser ainda melhores dependendo da idade do paciente?, ressalta Jacqueline.
Consciência corporal
Um diferencial da técnica perante outros métodos da fisioterapia é que, nela, nunca se força uma correção. É um trabalho ativo por parte do paciente e do profissional. O tratamento é pessoal e intransferível, mas pode ser adaptado a qualquer pessoa e/ou situação. Criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, a RPG consiste em uma série de massagens e exercícios que ?desmancham? as tensões musculares responsáveis pela contração dos músculos que levam à má postura. ?O objetivo do tratamento é reorganizar toda a musculatura, deixando-a com sua força e posição corretas?, frisa Jacqueline Rocha.
As pessoas que recorrem à RPG nem sempre apresentam sintomas de dores musculares e de articulações. A fisioterapeuta Tatiana Nahass diz, ainda, que é possível melhorar a postura com o desenvolvimento da consciência corporal, o que é feito somente com a orientação de especialistas. Entre outras disfunções, por meio da técnica, a especialista salienta que é possível corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto.
Tatiana comenta que as alterações fisiológicas próprias do envelhecimento, além das agressões da vida moderna, decorrentes da ergonomia incorreta (altura de mesa e cadeira inadequadas, por exemplo), estresse e sobrecarga de trabalho, podem provocar deformidades morfológicas, como hérnia de disco, escoliose e fibromialgia. A RPG promove mudanças de hábitos posturais repetidos de forma incorreta ao longo dos anos. ?A pessoa aprende a adequar o corpo às exigências diárias, tarefas simples como sentar, levantar, deitar ou ficar em pé?, ressalta.
Progressivamente
Jacqueline Rocha explica que a técnica é executada por meio de manipulações das posturas, além de trabalhos de consciência corporal, respiratórios e alongamentos. ?O objetivo é desenvolver no indivíduo uma consciência corporal, para assegurar-lhe melhor qualidade de vida e prevenção de enfermidades, por meio de uma postura adequada?, esclarece. Atualmente, 80% das lesões articulares, principalmente de joelhos, tornozelos, quadril e pescoço são provocadas pelas posturas inadequadas.
O método pode ser indicado em todas as áreas em que a fisioterapia atua, independente da idade do paciente. A técnica age contra dores lombares, dorsais e cervicais, e na proteção contra os processos degenerativos articulares. Depois de uma avaliação realizada por um profissional qualificado, o paciente se submete a uma série de posturas de alongamentos, de forma suave e progressiva, nas posições em pé, sentada ou deitada. A sessão é semanal e dura cerca de uma hora. Os resultados têm sucesso em 90% dos casos, garantem os especialistas.
A técnica
Disseminada na França, a RPG ainda é pouco difundida no Brasil e consiste numa série de massagens e exercícios que "desmancham" as tensões musculares responsáveis pela contração dos músculos que levam à má postura. "O objetivo do tratamento é reorganizar toda a musculatura, deixando-a com sua força e posição corretas", frisa a fisioterapeuta Jacqueline Rocha.
Depois de passar pelo tratamento, algumas pessoas parecem até ganhar alguns centímetros na altura, mas a especialista explica que, esta impressão se dá porque a técnica recupera a estatura plena da pessoa, não forçando suas articulações e nem a musculatura.
As pessoas que recorrem à técnica nem sempre apresentam sintomas de dores musculares e de articulações.
A fisioterapeuta confirma que muitas pessoas desejam apenas conhecer melhor seu corpo, sem preocupação direta com a melhora da postura, mas logo nas primeiras sessões já sentem uma melhora postural.
Cuide bem da sua postura
Ao telefone
Mantenha a coluna reta e a cabeça na linha do tronco. Pés devem ser apoiados no chão; quadril, joelhos e tornozelos devem formar um ângulo de 90 graus. Quem trabalha muito ao telefone, deve usar fone de ouvido.
Ao computador
Os cotovelos jamais devem ficar soltos, mas apoiados nos braços da cadeira. É preciso usar também apoio para o punho. Os pés devem ficar apoiados em um degrau de madeira, de forma confortável.
Em pé
Quem fica em pé por longos períodos deve ter o cuidado de providenciar um degrau de madeira de três centímetros de altura para revezar os pés, de forma a amortecer a sobrecarga na coluna lombar. Evite jogar o abdômen para frente, mantenha-o sempre contraído.
Ao pegar peso
Apenas carregue o correspondente a 10% do seu peso corporal. Distribua o peso nos dois braços ou o abrace próximo ao corpo. Nunca carregue em apenas um braço.