O nosso organismo tem seus limites e pode sofrer problemas posturais diversos. Quando isso acontece, a solução pode chegar por meio das terapias corporais.
Quando se observa uma pessoa sentada em frente ao computador, ao telefone, sentado, deitado ou dirigindo com a coluna torta, não se imagina que, além de dores nas costas, a má postura pode render inconvenientes, como uma barriguinha saliente, ombros caídos e dores crônicas. Aos que já sofrem as conseqüências físicas e estéticas de uma coluna desalinhada, o acompanhamento fisioterápico é fundamental para recuperar a boa aparência.
Segundo a fisioterapeuta Jacqueline H. F. Rocha, especialista em Reeducação Postural Global (RPG), uma das técnicas mais difundidas para colocar a coluna nos eixos, a postura é adquirida de acordo com os movimentos que o ser humano faz ao longo da vida. Eles são automatizados e vão ficando marcados no sistema nervoso. Reeducar os movimentos do corpo é uma solução para quem quer se livrar de dores musculares e manter uma postura equilibrada. A especialista diz que, em média, depois de dez sessões, a pessoa já sente a coluna no lugar e a sua postura corporal melhora. "Os resultados podem ser ainda melhores dependendo da idade do paciente", ressalta Jacqueline.
Para qualquer pessoa
Uma das grandes diferenças desta reeducação com os outros métodos da fisioterapia, é que nunca se força uma correção. É um trabalho ativo por parte do paciente. O tratamento é pessoal e intransferível, ou seja, "pode ser adaptado a qualquer pessoa e/ou situação", resume Philippe Emmanuel Souchard, fisioterapeuta, autor de 18 livros sobre a técnica e que participou em Curitiba da VI Jornada de Reeducação Postural Global, realizada no UnicenP, destinada a fisioterapeutas e estudantes da área.
O principal objetivo do evento foi proporcionar maior segurança aos fisioterapeutas que pretendem se aprimorar em cursos de qualidade e os que já trabalham com o método. "Nosso intuito é inibir os cursos de má qualidade e sem os parâmetros exigidos para o conhecimento necessário do profissional de RPG", afirma a presidente da Sociedade Brasileira de RPG – Regional Sul, Ana Paula Ricetti Bremm. "Foi uma grande conquista a presença de Souchard, que publicou o livro "O Campo Fechado" sobre o tema, dando origem à revolucionária técnica", comemora Ana Lúcia Nunes da Motta, vice presidente da entidade.
Desmanchar as tensões
A RPG consiste em trabalhar o sistema muscular, sensitivo e esquelético como um todo, tratando, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Vista no início com desconfiança, a técnica foi se firmado e, hoje, conta com mais de 3 mil profissionais só no Brasil, que tratam as desarmonias do corpo, num trabalho mútuo com a classe médica. Criada por Souchard, na França, a RPG consiste em uma série de massagens e exercícios que "desmancham" as tensões musculares responsáveis pela contração dos músculos que levam à má postura. "O objetivo do tratamento é reorganizar toda a musculatura, deixando-a com sua força e posição corretas", frisa Jacqueline Rocha.
As pessoas que recorrem à técnica nem sempre apresentam sintomas de dores musculares e de articulações. Jacqueline confirma que muitas pessoas desejam apenas conhecer melhor seu corpo, sem preocupação direta com a melhora da postura, mas logo nas primeiras sessões já sentem uma melhora postural. Além deles, procuram a terapia pessoas que sofrem de lombalgias, estresse e até mesmo aquelas que dormem na posição errada.
Depois de uma avaliação realizada por um profissional qualificado, o paciente se submete a uma série de posturas de alongamentos, de forma suave e progressiva, nas posições em pé, sentado ou deitado. A sessão é semanal e dura cerca de uma hora. Os resultados, têm sucesso em 90% dos casos, garantem os especialistas.