A Secretaria Estadual da Saúde divulgou o resultado do levantamento do índice de infestação do Aedes Aegypti no Paraná (Liraa) realizado em 59 municípios e chama atenção para 39 com risco de ocorrência de epidemia de dengue, sendo quatro com alto risco e 35 médio risco. “O maior problema continua sendo o acúmulo de materiais que retém água, principalmente a falta de aterros sanitários e a separação e destino adequado dos materiais recicláveis”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

continua após a publicidade

Recursos

O Ministério da Saúde fixou recursos no valor de R$ 99,9 milhões para investimento na reestruturação tecnológica de 87 hospitais universitários federais. A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial da União. O Fundo Nacional de Saúde deverá providenciar a transferência do montante ainda este mês. Os recursos vão financiar a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e a execução do plano de trabalho.

Vacinas

continua após a publicidade

O Governo Federal anunciou construção de um parque tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ampliar a produção de vacinas e dar início à produção de medicamentos biotecnológicos, que englobam drogas para tratamento de câncer e doenças inflamatórias. Atualmente, o Brasil importa esses produtos.

SUS

continua após a publicidade

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, na última semana, que seja fornecido pelo SUS o medicamento Olanzapina a paciente do Estado do Paraná portadora de transtorno bipolar. A Olanzapina é fornecida pelo SUS, mas apenas para casos de esquizofrenia. Após analisar o recurso, a relatora do processo, desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, entendeu que a gravidade da doença justifica o fornecimento emergencial, fixando prazo de 30 dias para a entrega