A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde promoveu na semana passada em Curitiba a 1ª Oficina Regional do Projeto Qualisus-Rede para a implantação das redes de atenção à saúde na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento reuniu secretários de saúde dos 29 municípios que compõe a região, gestores da Saúde estadual, da 2ª Regional de Saúde e do Ministério da Saúde.
Até junho de 2014 serão investidos R$ 23 milhões em obras, equipamentos e sistema logístico, principalmente para os pequenos municípios da Região Metropolitana. O recurso vem de um projeto de cooperação entre o Ministério da Saúde e o Banco Mundial. Ao todo o projeto Qualisus-Rede será desenvolvido em 10 Regiões Metropolitanas do Brasil. Nesta primeira etapa serão priorizadas as melhorias de infraestrutura em redes de urgência e emergência e a rede materno-infantil.
“A implantação das redes fortalecerá a gestão do sistema, incrementará a oferta e a garantia de acesso a insumos e medicamentos, visando sempre o atendimento integral do paciente”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
Grupo
Durante o evento foi formado um grupo condutor que se reunirá periodicamente para elaborar o subprojeto de redes regionais de atenção à saúde. O subprojeto deverá ser concluído em janeiro de 2012.
A análise inicial da região escolhida deve considerar os dados demográficos, o perfil socioeconômico, os dados de morbimortalidade, os indicadores de saúde e outras informações epidemiológicas. Também devem ser levados em conta o acesso, a cobertura e produção da atenção primária, dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e da atenção especializada e hospitalar.