Muitas pessoas buscam na quiropraxia, um tratamento para aliviar a dor. No entanto, esta não é, basicamente, a principal função do especialista em exercer ou praticar (praxis) com as mãos (quiros), uma técnicxa difundida desde a Antiguidade.
Com efeito, o alívio da dor se dá pelo cuidado quiroprático natural, que visa corrigir a interferência mecânica sobre o sistema neurológico e restaurar a função normal da região afetada.
“Aos poucos a técnica devolve a mobilidade às articulações e, por consequência, elimina a dor”, explica o quiropraxista Hélio Fonseca de Oliveira, da Vertebral Life.
O especialista conta que o profissional só começa a fazer o uso da técnica, depois de um completo exame físico, ortopédico e neurológico, combinado com uma análise postural.
Caso sejam necessários, podem ser solicitados exames complementares (raios-x, ressonância magnética ou tomografia computadorizada) a fim de localizar a região da disfunção.
“Depois de todas essas etapas, e da escolha do planejamento terapêutico mais adequado é que são usadas técnicas manuais e equipamentos específicos que promovem o alinhamento articular fisiológico”, comenta Oliveira.
Técnicas de ajustes
Assim, a “chave” para a verdadeira recuperação do paciente é o restabelecimento da função. Tudo porque o estilo de vida moderno provoca alterações significativas na postura corporal das pessoas, levando-as a sofrer de problemas musculares e contraturas, prejudicando os movimentos naturais. “Com o tempo, esses distúrbios levam às inflamações, dor, perda da mobilidade e diminuição da força muscular”, explica o quiropraxista.
Entre as reclamações mais frequentes de quem procura a clínica, o especialista reconhece que as dores nas costas estão em primeiro lugar. Outros distúrbios que comprometem a qualidade de vida e prejudicam a movimentação no dia-a-dia, como tendinites, artroses, hérnia de disco, torcicolos e dores ciáticas também encontram na técnica um importante aliada no tratamento.
Henrique Cervi, também especialista na técnica, explica que, nesses casos, o quiropraxista realiza as técnicas de ajustes específicas, realizando movimentos firmes e precisos com as mãos na articulação acometida, alinhando-a a sua posição correta.
“Qualquer pessoa pode receber atendimento quiroprático, desde recém-nascidos até idosos”, garante o especialista, garantindo que as diversas técnicas escolhidas disponíveis são apropriadas para cada caso, não oferecendo qualquer risco quando realizadas por um profissional graduado e qualificado.
Orientações posturais
De acordo com Hélio Oliveira, a chave para a verdadeira recuperação é o restabelecimento da função.
“A melhor maneira de aliviar a dor das costas é a movimentação do paciente, que ajuda a restaurar a função normal dos ossos, músculos e tecido conjuntivo”, avalia.
Basicamente essa tem sido a técnica utilizada por quiropraxistas há décadas. “Quando lidamos com a dor no sistema neuromuscular por meio delas, que tem seu enfoque na restauração da função ao invés do tratamento da dor, ela desaparece sem haver necessidade de drogas ou cirurgia”, confirma o especialista.
O ajuste tem por finalidade liberar o movimento da vértebra ou outra articulação, e remover a interferência nervosa.
Com o tratamento, os resultados alcançados podem ser permanentes, desde que o paciente leve o tratamento a sério.
O especialista indica orientações posturais e exercícios que devem ser seguidos para que ocorra definitivamente a eliminação da dor. O retorno às consultas só deve ser feito para “manutenção”, que ocorre, aproximadamente, a cada dois meses.
Tratar dor crônica com medicação ou cirurgia, muitas vezes pode ser ineficaz. É importante lembrar que existem si,tuações em que a cirurgia pode ser necessária para a resolução de algumas delas.”
Principais indicações da técnica
* Dores nas costas
* Dores de cabeça (cefaléia e enxaqueca)
* Dor ciática
* Torcicolos
* Hérnia de disco
* Escoliose
* Alívio das cólicas menstruais
* Tensão muscular e tendinites
* LER/Dort