Conforme dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possui um médico para cada 600 habitantes, índice acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de um para cada mil. Além disso, anualmente as universidades colocam no mercado cerca de 9 mil novos profissionais. Com tantos médicos à disposição, quem retornaria a um consultório em que a espera por uma consulta ultrapassa um limite aceitável? Ou qual paciente voltaria depois de não ter usufruído um atendimento satisfatório? É de se esperar, portanto, que cada profissional busque diferenciar o seu atendimento e impulsionar a sua carreira.
De acordo com o presidente do CRM-PR, Donizetti Giamberardino, essas estatísticas evidenciam a competitividade do mercado e a necessidade de uma maior qualificação profissional, tanto técnica quanto humana. Assim, o médico que deseja se diferenciar na sua área de atuação deve se preocupar, não só com a sua capacitação pessoal, mas também com a imagem de seus serviços, além do estreito relacionamento com seus pacientes.
Propaganda boca a boca
Nesse sentido, Nilson Nogacz, consultor da Maximus Consultoria de Negócios, que realizou um estudo em diversas clínicas de Curitiba, alerta para a importância de se criar um vínculo concreto com o paciente, no qual o médico possa ser lembrado como um bom especialista e, sempre que precisar, seu cliente venha procurá-lo. O consultor revela que, hoje, os médicos não podem mais se dar ao luxo de recusar a utilização de instrumentos como o marketing de serviços e de relacionamentos em sua profissão. ?Com o mercado mais competitivo, o profissional deve buscar estratégias que permitam diferenciar seu atendimento?, salienta.
O cirurgião geral Marco Aurélio Korbela já implantou algumas ações em seu consultório visando melhorar a comunicação com seus pacientes. O médico atende pessoas com problemas de varizes e formulou uma cartilha com respostas às principais dúvidas de seus pacientes. Para evitar que eles precisem se deslocar até o consultório para mostrar exames, o médico recebe o resultado pela internet e entra em contato com o paciente para direcionar o tratamento e indicar medicamentos. Os resultados dessas iniciativas já resultaram em uma maior fidelização de seus pacientes.
De acordo com Nilson Nogacz, é crescente o número de médicos que buscam o auxílio de profissionais da área de marketing para melhorar seus serviços. Outro fato que contribui para isso é que a propaganda no meio médico é mais restrita. A exposição de profissionais na mídia, a não ser que seja com caráter educativo, é vetada pelo CFM. Com isso, atitudes muitas vezes simples podem se tornar em um importante diferencial. Conforme Giamberardino, um bom atendimento é o melhor comercial para o médico. ?Nossa melhor propaganda é aquela de boca em boca. Quando um paciente é bem atendido, indica o profissional para outras pessoas?, conclui.
PARA SE DIFERENCIAR NO MERCADO
* Tente nunca chegar atrasado nas consultas, o cliente já se encontra fragilizado e isso pode fazer com que ele não volte mais ao seu consultório.
* Realize treinamentos com sua equipe de apoio (secretárias, recepcionistas). Não basta se preocupar apenas com a consulta, o atendimento é importante para uma boa imagem.
* Utilize um receituário enriquecido, com detalhes e com apresentação personalizada. Muitos médicos já usam o computador para emitir suas receitas, o que ajuda na compreensão dos nomes dos remédios pelo cliente.
* Procure sempre estar atualizado com relação às inovações em equipamentos e indústria farmacêutica. E, na medida do possível, adotá-los em seu consultório.
* Crie no seu consultório um ambiente agradável e confortável.