Com a chegada do período de férias escolares, as crianças passam a ficar mais tempo dentro de casa e, com isso, é comum o aumento de acidentes. O perigo pode estar na escada, no tapete da sala, na tomada de luz, ou na panela em cima do fogão. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os principais acidentes estão as quedas, seguidas por envenenamentos, sufocamentos e afogamentos. A coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, faz um alerta a vigilância constante por parte dos pais e responsáveis.
“A criança não tem esse conhecimento do risco. Então cabe a nós, adultos, pais, responsáveis, familiares, professores, cuidar das crianças. Tanto em casa como na creche ou numa escola.”, diz.
Dicas
“Janelas com grade ou tela. Tomar todo o cuidado quando estiver manipulando o fogão, deixar a criança afastada e nunca deixar a panela ou vasilha quente num lugar que a criança possa alcançar. Todo cuidado com material de limpeza é pouco, porque corre o risco mesmo da criança tomar. Aí você pode ter intoxicações desde as leves até as severas.”, diz Marta.
De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2009, mais de nove mil crianças entre zero e 12 anos foram atendidas nas principais emergências do País vítimas de acidentes domésticos.