Ela não tem nada a ver com um cansaço natural de quem trabalhou horas a fio ou fez mil coisas no mesmo dia. A fadiga crônica é identificada como um sintoma e pode mascarar uma doença mais grave. O problema é tão comum que já é considerado o campeão entre as causas de consulta a clínicos gerais e a terapeutas da medicina alternativa. As causas são diversas e precisam ser investigadas.

continua após a publicidade

Qual a diferença? A fadiga crônica é o cansaço permanente. A pessoa não se sente capaz de realizar novas tarefas. A sensação de fraqueza começa de manhã e persiste pelo dia todo. Há falta de concentração, irritação e até agressividade. Os sintomas podem permanecer ou se agravar.

De onde ela vem? Na medicina alternativa, os terapeutas recomendam uma investigação detalhada do paciente para descobrir as causas do cansaço crônico. Algumas situações podem influenciar, e muito, no aparecimento deste sintoma, como: Traumas emocionais: a perda de um parente próximo, a perda de um emprego, divórcio. Nestes casos o sintoma pode estar associado à depressão. Alimentação: uma dieta com pouco açúcar pode levar a hipoglicemia, causando um desequilíbrio metabólico. A carência de ferro que leva a anemia também pode ser uma das causas. É comum em mulheres com muito fluxo menstrual, no período da gravidez ou mesmo por causa de uma alimentação deficiente. Tensão pré-menstrual ou menopausa: o desequilíbrio hormonal tem influencia direta no aparecimento do cansaço Distúrbios da tireóide: a hipotireoidia faz com que a glândula não produza hormônios em quantidades suficientes. Hipernéia: a respiração muito superficial e rápida leva a alterações químicas no sangue e pode desencadear a exaustão

Ajude-se -dormir bem e o tempo suficiente é um santo remédio para diminuir o sintoma. Procure também relaxar e fazer exercícios de respiração; -expresse seus sentimentos; -pratique exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana; -faça refeições balanceadas. Pequenos lanches com elevado teor de proteína, ajudam a combater o cansaço. Reduza a ingestão de açúcar e evite estimulantes como café, chá e refrigerantes do tipo cola. Mineirais como zinco, magnésio, potássio, vitamina C e ácido fólico são importantes para combater o cansaço; -tenha uma vida ativa e ocupe seu tempo.

continua após a publicidade