Mesmo recebendo as melhores informações sobre o hospital, muitas pessoas, antes de se internar para qualquer tipo de procedimento clínico ou cirúrgico, ficam ansiosas e desconfiadas. Isso não acontece quando o paciente se certifica que o hospital procurado possui certificado de acreditação hospitalar. Essa certificação indica que as instituições de saúde, sejam hospitais públicos ou clínicas luxuosas, prezam pela qualidade nos serviços prestados em todas as etapas da sua rotina.

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Para obter tal distinção, os hospitais acreditados seguem rotinas que detalham exatamente como devem ser realizadas atividades tão diferentes como limpar banheiros, organizar a farmácia ou preencher detalhadamente o prontuário de cada paciente, entre muitas outras condutas. ?Nenhum procedimento acontece por acaso?, frisa Ivete Jaworski Wazur, presidente do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (Ipass), uma das entidades encarregadas de conceder tal certificação.

Ser acreditado significa que o hospital oferece aos seus pacientes, visitantes e profissionais de saúde a mais completa garantia de qualidade e segurança pelo conjunto dos seus serviços. Isso significa bem mais do que estar em dia com as exigências da vigilância sanitária, ter uma grande variedade de equipamentos caríssimos de última geração ou possuir uma sede projetada por um arquiteto renomado. ?Equivale a ter suas rotinas organizadas e planejar o futuro de acordo com os fatores segurança, organização e gestão?, comenta Ivete Wazur. Por enquanto a certificação não é exigida por lei, por isso poucos estabelecimentos no Brasil têm o privilégio de exibi-la. As primeiras instituições só foram distinguidas a partir de 1999.

O Brasil tem perto de 6 mil hospitais, que oferecem cerca de 500 mil leitos. Conforme a presidente do Ipass, a despreocupação do cidadão em geral com a importância do assunto é total. Para ela, no entanto, a mudança de mentalidade do público é uma questão de tempo, porque as pessoas de um modo geral estão aprendendo muito rápido a cultivar seus direitos e exigir que eles sejam respeitados. ?A maioria ainda está legitimamente preocupada em garantir unidades de saúde pública melhor equipadas e mais profissionais atuando em cada uma delas. Mas logo perceberão que, além disso, é necessário à unidade seguir padrões de conduta e ter profissionais preparados para usar adequadamente os recursos disponíveis a cada dia?, diz. Vale dizer: ao buscar o certificado de acreditação, alguns hospitais estão se antecipando à nova demanda que não tarda a chegar.

Serviços diferenciados

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A conquista do título de hospital acreditado pode demorar muito tempo, dependendo do porte da unidade e da adesão da equipe. O Hospital Vita Curitiba acaba de conquistar Acreditação em Nível de Excelência (apenas 14 possuem o mesmo título). O título foi conferido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), organização não governamental comprometida com a viabilização de um processo de melhoria contínua, qualidade e produtividade no setor de saúde em todo o Brasil. Foram três anos de trabalho que envolveu 400 pessoas, implantadas cerca de 1.500 normas, rotinas e protocolos formalizados e aplicados; além disso, o hospital passou por reformas e ampliações em 1.500 m² de área física.

O vice-presidente executivo do Grupo Vita, Francisco Balestrin, avalia o processo de acreditação como uma ferramenta essencial, tanto nos hospitais particulares, quanto nos públicos. ?O sistema de saúde brasileiro precisa reavaliar seus processos focando-os em resultados, que só podem ser avaliados se definirmos os indicadores daquilo que entendemos como os melhores para nossas atividades?, comenta.

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No entanto, Ivete Jaworski Wazur garante que o mais difícil é manter a certificação. Cada hospital acreditado passa por um processo de reavaliação a cada dois ou três anos, de acordo com o nível de certificação conquistado (acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência).

A acreditação passo a passo

O que é: método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

Quem certifica: diversas instituições credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Quem pode aderir ao processo de acreditação: toda organização prestadora de serviços de saúde.

Por que aderir: a adesão representa a responsabilidade e o compromisso da organização com segurança profissional, ética, procedimentos e garantia de qualidade de atendimento.

Como se inicia o processo: sensibilização de toda a equipe, através de palestras. A seguir são escolhidos os facilitadores (funcionários encarregados de fazer o processo acontecer no dia-a-dia da organização). Também são oferecidos cursos específicos para os diferentes grupos profissionais. O resultado do trabalho é aferido a partir de um relatório feito pelo próprio hospital e que pode ser usado por ele como plano de ação para atingir o primeiro nível do status de acreditado.