Proteínas: O colágeno é 10

Dor aguda nos braços, nos joelhos, doenças articulares, perda de mobilidade, excesso de peso e envelhecimento. Como a alimentação pode influenciar na vida diária? Quais os efeitos do colágeno na saúde das articulações? E na estética, ele também pode ajudar? Esses foram os principais pontos discutidos em um recente simpósio internacional realizado em São Paulo. A alimentação foi pauta de todas as palestras, mas o destaque maior ficou para os avanços dos estudos em relação ao uso do colágeno.

Representando cerca de 25% de toda proteína do organismo humano e tendo uma função primordialmente estrutural, ou seja, proporcionando sustentação às células e mantendo-as unidas, o colágeno surge como uma nova maneira de auxílio em tratamentos de osteoartrite, a doença degenerativa mais freqüente no mundo. ?Os benefícios têm sido bastante efetivos. Após o uso da suplementação, percebe-se que os pacientes que fazem o tratamento com colágeno apresentam redução considerável da dor, diminuição do consumo de analgésicos e melhoria da mobilidade das articulações?,  afirma Klaus Flechsenhar, especialista em nutrição clínica.

O colágeno também vem sendo bem recomendado para tratamentos estéticos e manutenção da beleza.  Segundo a dermatologista Lígia Kogos, o processo de envelhecimento se inicia aos 25 anos. ?A partir dos 30 anos, a pele sofre uma perda de 1% de colágeno por ano?, atesta. Ela acredita que haja uma correlação entre as ações do colágeno na saúde e na pele e indica que este tem sido um caminho auxiliar contra a ação do tempo.

Pele e flacidez

Existem diversas formas de utilizar o colágeno na alimentação. A gelatina usada na tradicional sobremesa, essa mesma que todo mundo conhece, também é fonte de colágeno. Possui cerca de 2 g em sua composição e agregada a outros alimentos é uma alternativa bastante saudável, já que hidrata o corpo e traz uma sensação de saciedade.

A nutróloga Tamara Mazaracki  destaca a ação da gelatina nos processos de emagrecimento, na prevenção da flacidez, no melhoramento da pele e do enrijecimento do corpo. O professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Universidade de São Paulo Franco Lajolo cita que pesquisas atuais mostram que quase 70% das pessoas acreditam que a alimentação é muito importante e auxilia na prevenção de doenças. Ele destaca que por isso é tão importante investir em trabalhos científicos. ?Quando as pessoas não conseguem encontrar a solução somente nos alimentos, elas buscam a indústria?, reconhece. Para a indústria alimentícia, o colágeno também pode ser uma nova oportunidade de negócio, já que experiências mostraram que ele pode fazer parte da composição de barras de cereais, proteínas, pães, tornando alimentos que fazem parte do dia-a-dia da população ainda mais enriquecidos e saudáveis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo