Aproximadamente 35% da população acima dos 40 anos no Brasil sofre de hipertensão arterial. Isso representa cerca de 12 milhões de pessoas. Por seu lado, o diabetes atinge 11% dos brasileiros nessa mesma faixa etária, o que corresponde a quase 4 milhões de pacientes. Doenças muitas vezes evitáveis, com a adoção de hábitos saudáveis, hipertensão e diabetes provocam milhares de mortes todos os anos e geram altos custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para tentar melhorar essa estatística, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo um importante estudo para avaliar as causas e os efeitos desses problemas de saúde na população brasileira. O objetivo é acompanhar a saúde de cerca de 15 mil pessoas por um período que pode variar de 20 a 30 anos, acompanhando a rotina e os hábitos alimentares dos voluntários ao longo desses anos.
?Conhecemos a prevalência dessas doenças, mas queremos nos certificar sobre como e por que elas se desenvolvem?, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Moisés Goldbaum. A metodologia do estudo inclui exames clínicos e laboratoriais feitos freqüentemente. Checagem do Índice de Massa Corporal e medidas de cintura mostrarão a evolução corporal dos voluntários e questionários detalhados oferecerão subsídios sobre os hábitos alimentares. Cruzando essas informações, os pesquisadores poderão identificar como diferentes fatores na vida dessas pessoas agem na predisposição para hipertensão ou diabetes.
Os voluntários estão sendo selecionados entre o corpo de funcionários das instituições de ensino e pesquisa envolvidas no projeto. A idéia é que a estabilidade dessas pessoas no emprego garanta o monitoramento dos pacientes pelos pesquisadores, mesmo em caso de mudança de endereço.
CONTROLANDO A HIPERTENSÃO
* Não fume. O cigarro representa um sério fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
* Evite o consumo excessivo de álcool.
* Pratique atividades físicas regularmente, mas antes se submeta a avaliação de um profissional de saúde.
* Dê preferência às carnes brancas, evite alimentos ricos em gorduras e procure consumir frutas, verduras e legumes.
* Diminua o sal nos alimentos.
CUIDADO COM O DIABETES
* Fique atento para alguns sinais da doença, como aumento da urina, principalmente à noite, crescimento do apetite, perda de peso, fraqueza e desânimo.
* Apesar de não ter cura, o diabetes pode ser controlado.
* Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a controlar a doença.
ALGUNS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DO DIABETES
* Idade superior a 40 anos.
* Excesso de peso.
* Sedentarismo.
* Histórico familiar.
* Colesterol LDL (ruim) alto.
* Colesterol HDL (bom) baixo.
* Alta taxa de triglicerídeos.
* Hipertensão arterial.