Chefes que pressionam os funcionários, colegas complicados, excesso de trabalho, ansiedade por falta de reconhecimento profissional, atividades repetitivas ou cansativas. O ambiente de trabalho nem sempre é fácil e fatores como esses podem fazer com que a atividade cotidiana se torne causa de doenças. Apesar de os problemas físicos ficarem mais evidentes, os problemas psicossomáticos (doenças físicas causadas ou agravadas por problemas emocionais) estão se tornando comuns dentro de empresas e escritórios.
Entre as doenças mais comuns que podem ter cunho psicossomático, pois muitas vezes são fruto da ansiedade ou tensão, estão a gastrite, enxaqueca, alergias, azia, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, obesidade, diabetes e problemas cardíacos. ?As doenças psicossomáticas são comuns. Elas dependem de vários fatores, como predisposição genética, personalidade da pessoa (como pessoas muito exigentes consigo mesmas) e dos fatores externos?, explicou o médico psiquiatra, professor da UFPR e presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Osmar Ratzke.
Apesar de a correria muitas vezes ser inevitável, Ratzke recomenda que pelo menos se mude de atitude diante do trabalho. ?A primeira coisa é não encarar o trabalho como negativo, como obrigação, como se está acostumado no Brasil?, explicou. Para o médico psiquiatra, é preciso ver o trabalho até como uma forma de diversão. ?O ideal é que as pessoas tornem o ambiente alegre, com pessoas descontraídas, que fazem piadas, valorizando os intervalos?, completou.
Segundo Ratzke, é preciso lembrar que o ideal é que o trabalho seja um terço do nosso dia e o restante do tempo seja usado para dormir e para diversão. ?Mas infelizmente não é a realidade da maioria?, constatou. E, por mais que o trabalho consuma mais que oito horas diárias, a alimentação e o sono não podem ficar prejudicados, pois podem ser fatores que ajudam o surgimento de doenças.
Exercícios laborais
Por mais que o trabalho seja estressante ou em grande quantidade, um ambiente descontraído e intervalos são fundamentais para que o funcionário tenha bom desempenho e não desenvolva problemas físcos e emocionais. ?Existem empresas em que os funcionários fazem exercícios físicos nos intervalos. Isso é para que haja relaxamento e aumento da produtividade?, explicou Ratzke. Algumas empresas oferecem também massagens rápidas, o que, segundo o médico, é interessante, pois muitos dos problemas psicossomáticos são gerados pela tensão. Além disso, as dores musculares são muito comuns em pessoas estressadas.
?As empresas que oferecem ginástica laboral têm o intuito de beneficiar o funcionário e também têm como resultado o aumento na produtividade?, explicou o professor de educação física e coordenador técnico da Promove, empresa que terceiriza profissionais para empresas interessadas em oferecer esse benefício aos seus empregados, Christofer Búrigo. ?Temos em números que os afastamentos do trabalho diminuíram depois que os funcionários começaram a fazer exercícios nos intervalos?, completou.
Segundo Búrigo, cada tipo de atividade exige um relaxamento ou uma ginástica diferente. ?Normalmente quem trabalha no chão de fábrica faz mais esforço físico e quem está em um escritório faz mais esforço mental. Por isso os exercícios precisam ser diferentes?, exemplificou.