A frenética busca pelo corpo perfeito faz com que cada vez mais pessoas procurem praticar exercícios físicos. A atitude é positiva e incentivada pelos médicos. No entanto, a falta de orientação na hora de escolher o esporte adequado bem como o calçado para fazer exercícios, faz com que muita gente acabe com lesões serias.
Para discutir temas ligados à prevenção de lesões causadas na prática desportiva, médicos do Sul e Sudeste estão reunidos em Curitiba, assistindo palestras de especialistas nos Programas Essenciais em traumato-ortopedia da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBOT). O encontro começou ontem e termina hoje.
De acordo com Nilson Roberto Severino, professor doutor e chefe do Grupo de Afecções no Joelho da Santa Casa de São Paulo e membro titular da SBOT, as lesões ocorrem com mais freqüência entre atletas não profissionais.
"O ideal é que, antes de qualquer atividade física, seja feito um aquecimento e depois alongamento. Só depois destas duas etapas começa-se o exercício, sucedido por mais uma sessão de alongamento", lembra. Severino afirma ainda que, dependendo do tipo de esporte, existe um modelo de tênis adequado para ser usado. Caminhada, corrida, aulas de academia ou futebol exigem especificações diferentes dos tênis. "Fora isso tem a questão do peso. Quem pesa mais de 70 quilos, por exemplo, precisa de um tênis com amortecimento mais reforçado", explica.
Antes de gastar pequenas fortunas nos modelos que estão na moda, o ideal é procurar auxílio profissional para saber qual modelo é mais indicado. Aulas de ginástica de alto impacto pedem tênis com bom amortecimento. Pessoas que têm pronação (pisam para dentro), precisam de calçado com maior estabilidade, para evitar torções.
Escolha
A Centauro, loja especializada em artigos esportivos, tem dois gestores de categoria treinados para auxiliar os clientes na escolha do melhor modelo de tênis para cada atividade física. Eduardo Gimenez faz este trabalho e conta que, muitas vezes, o cliente prefere levar o modelo da moda àquele indicado. "Reforçamos que cada modelo se presta para determinado exercício. É importante olhar para a tecnologia que cada um dispõe e esquecer da moda para manter a saúde", afirma.