Preconceito contra psoríase é maior no verão

A chegada do verão faz com que aumente significativamente o número de pessoas nas praias e piscinas de todo o País. Com isso, aumenta também o preconceito contra pessoas portadoras de doenças de pele, entre elas a psoríase. Mesmo não sendo uma doença contagiosa, o aspecto da pele dos portadores costuma colocá-los em situações de constrangimento.

A psoríase é uma doença genética e inflamatória da pele que não tem cura, mas pode ser controlada. Os sintomas são lesões avermelhadas que descamam e provocam coceira, dor e incômodo nas regiões afetadas, geralmente joelhos e cotovelos. A doença muitas vezes altera a vida da pessoa tanto física quanto psicologicamente, incluindo a interação com outras pessoas nos momentos de trabalho e lazer.

A psoríase atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, inclusive crianças. Nos Estados Unidos, há 4,5 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, esse número é ainda maior são cerca de 5 milhões de portadores de psoríase.

Quem sofre da doença, pode tornar o sol um aliado. A exposição solar moderada ajuda no controle das lesões. Cerca de 80% dos portadores de psoríase apresentam melhora nas lesões após tomar banhos de sol nos horários adequados. Portanto, vale a pena freqüentar praias, piscinas, parques ou qualquer outro local que permita exposição ao sol. Mas é importante se expor de forma correta as queimaduras solares podem piorar a doença. O ideal é usar um protetor solar adequado ao tipo de pele e evitar tomar sol entre 10h e 15h.

Vários fatores podem agravar ou até desencadear a doença, como o estresse físico ou psicológico, fatores externos como uso de álcool, cigarro e a manipulação das lesões. Além disso, alguns medicamentos podem piorar o quadro. O uso de corticóides injetáveis ou tomados via oral devem ser evitados, uma vez que proporcionam uma melhora imediata, mas podem resultar em piora acentuada da situação (o chamado Efeito Rebote).

Inaya Lavor é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atua como gerente médica na área de dermatologia da farmacêutica Roche.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo