Prato colorido, alimentação saudável

Os nutricionistas não se cansam de dizer que quanto mais cores nos alimentos que são colocados nos pratos, melhor é a dieta. Eles recomendam que no supermercado as pessoas deixem seus olhos escolherem e encham o carrinho com frutas e vegetais das mais variadas cores. ?Comer inclui todos os sentidos e não só o gosto”, afirma o nutrólogo e endocrinologista Wilmar Jorge Accursio. Para ele, as cores dos alimentos, além de deixar o prato mais atraente, desempenham papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. ?A coloração acaba denotando a presença de pigmentos e, por isso, uma dieta colorida tem melhores chances de ser mais saudável?, garante.

Alimentos de coloração branca, como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são definidos como as melhores fontes de cálcio e potássio. O especialista afirma que estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem para melhor formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

A cor vermelha que é encontrada no morango, tomate, melancia, framboesa e cereja, possui uma substância chamada de licopeno, que tem função antioxidante. Recentemente, estes alimentos de pigmentação vermelha foram apontados como protetores eficazes contra o aparecimento do câncer de próstata e ainda estimulam a circulação sangüínea.

Vitais para o organismo

Mamão, cenoura, laranja e a abóbora são alguns dos alimentos de pigmentação amarela ou alaranjada, ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. Estas substâncias são as que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Outra substância encontrada é a beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que ajuda a retardar o envelhecimento e age no combate as células cancerígenas, neutralizando-as, antes mesmo de alterarem o código genético.

A coloração verde provinda dos vegetais folhosos, pimentões e ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias que portam características como as de desintoxicar células e inibir os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo). Outra propriedade encontrada é o efeito anticancerígeno, além de proteger o coração, cabelo e pele.

Wilmar Accursio ainda lembra que as fibras e vitaminas do complexo B e E também são essenciais para uma boa alimentação. Elas são encontradas em nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, porque melhoram o funcionamento do intestino, combatendo a ansiedade e depressão, ainda previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo