Uma planta mexicana, conhecida como “governadora”, possui propriedades medicinais que permitiriam prevenir o surgimento de cálculos biliares (pedras na vesícula), segundo pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).
Especialistas dessa universidade pública ? a maior do país ? assinalam que, até agora, a planta foi experimentada com sucesso em cobaias. O vegetal é conhecido cientificamente como Larrea tridentata.
René Cárdenas, que trabalha no Laboratório de Biologia Animal Experimental da Faculdade de Ciências da Unam, que participou dos estudos, confirma a hipótese de que a “governadora” também é capaz de dissolver os cálculos biliares, mas “ainda é preciso definir com precisão a dose e aprofundar a pesquisa”.
Cerca de 14% da população mexicana sofrem problemas desse gênero. Por essa razão, a descoberta oferece uma grande esperança para o alívio das dores.
Especialistas alertam, no entanto, sobre a necessidade de se continuar com as análises, porque se comprovou que, em doses elevadas, a planta é tóxica e pode causar danos hepáticos.
Os cálculos costumam se formar na vesícula biliar, pela precipitação de componentes do suco segregado por esse órgão, que com o tempo se transformam em “pedras” e causam fortes cólicas.
Essa anomalia gera a típica coloração amarela da pele e membranas mucosas, assim como a possível aparição de células cancerígenas.