Pesquisa mostra que planos de saúde precisam melhorar

Uma pesquisa com 1.266 clientes das empresas de seguro-saúde, realizada em 10 cidades brasileiras, incluindo Curitiba, indicou que o atendimento e a abrangência da rede credenciada são determinantes para uma boa avaliação perante os consumidores. O levantamento, no entanto, mostra que a insatisfação é geral. A nota média do teste ficou em 7,6 numa margem de 1 a 10. Nenhuma das empresas analisadas recebeu nota superior a 8,5 (a média foi de 7,6). Também foi constatado que as empresas que oferecem os planos mais baratos são as mais criticadas. Para a coordenadora da pesquisa, Samasse Leal, como o tema é saúde, o resultado da pesquisa traz grave preocupação. A pesquisa foi feita somente entre as empresas que comercializam planos individuais.

A falta de cobertura de alguns procedimentos, mesmo quando estão previstos no contrato, é a principal queixa. Neste quesito, a legislação é clara: para todo procedimento utilizado no tratamento das doenças conhecidas, a operadora é obrigada a oferecer alguma modalidade de cobertura. Também é importante que os consumidores desconfiem de planos muito baratos.  

Plano de Saúde                Atendimento      Rede            Satisfação geral
                                      Administrativo    credenciada

Unimed – Campinas          8,4                    8,7                  8,5

Assim                             7,9                     8,0                  8,2

Unimed – Belo Horizonte   8,1                     8,5            8,2

Unimed ? Curitiba            8,2                     8,4            8,2

Unimed ? Rio de Janeiro   7,6                     8,2            8,2

Amil                                8,2                     8,2            8,1

Blue Life                          7,6                     7,7            8,1

Unimed ? Paulistana         7,7                      8,2            8,1

Medial Saúde                   7,7                      7,7            8,0

Golden Cross                  7,7                      7,8            7,8

Amesp                           7,0                       7,5            7,5

DixAmico                       7,5                       7,5            7,4

Hapvida                         6,5                       7,0            7,0

Samcil                           6,5                       6,5            6,6

Pontuação de 0 a 10 (dada por clientes aos seus planos).

Fonte: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

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