O Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba fez, no último dia 19, o primeiro transplante de coração em um adolescente no Paraná, concluído com sucesso. Há cerca de um ano, o garoto Adriano da Silva, de 15 anos, esperava a oportunidade de fazer a cirurgia e inaugurar assim uma nova fase na vida. No último mês antes do transplante, as condições clínicas do paciente se agravaram bastante. Adriano tem uma miocardiopatia dilatada (dilatação do músculo do coração), de causa não determinada. Os médicos acreditam que um vírus pode ter provocado o problema.

Por ser adolescente e estar em fase terminal, Adriano foi considerado um candidato prioritário na lista de espera pelo órgão. O coração foi doado pela família de um jovem de 24 anos que sofreu um acidente de trânsito e teve morte cerebral. A cirurgia para retirada do coração foi feita no Hospital Evangélico pela equipe do Pequeno Príncipe. De lá o órgão foi levado para o Pequeno Príncipe. Duas horas e meia depois de parar de bater no peito do jovem de 24 anos, o coração voltou a funcionar no de Adriano, garantindo assim a sua vida.

Boa recuperação

A cirurgia para o implante do coração durou três horas e meia e envolveu cerca de 15 profissionais. Adriano vem apresentando uma recuperação considerada excelente pelos médicos. Na última sexta-feira, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a expectativa é que dentro de aproximadamente três semanas ele receba alta. Durante três meses, Adriano e sua mãe, Marlene da Silva, ficarão hospedados na Casa de Apoio do Hospital, e só depois desse prazo poderão voltar para casa, no município de Terra Roxa, interior do Paraná. Lá, a família vive num sítio. Para garantir o acompanhamento de Adriano, uma enfermeira da cidade está recebendo orientações da equipe do Pequeno Príncipe.

continua após a publicidade

continua após a publicidade