Atualmente, poucas atividades profissionais sobrevivem sem ele; no estudo e no lazer ele vem ocupando cada vez mais espaço na vida de crianças, adolescentes e adultos; por isso, quem passa horas e mais horas à frente de um computador está sujeito a uma doença que os especialistas chamam de síndrome da visão de computador (CVS, sigla em inglês). De acordo com o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Otávio Siqueira Bisneto, a síndrome, apesar de não ter relação direta com quem sofre de um distúrbio chamado olho seco, encontra nos portadores dessa doença ocular sua vítimas preferenciais.

continua após a publicidade

Segundo o consultor óptico Eric Gozlan, se a pessoa passa mais de 2 horas por dia diante da tela de um computador, seus olhos ardem e ficam vermelhos, além disso, em muitos casos, sente que a visão fica embaçada. Com efeito, a probabilidade de ser atingido pela síndrome é muito grande. "Estudos mostram que mais de 70% dos usuários de computador sofrem de CVS. Isso, no entanto, não é motivo de pânico, visto que a visão não vai ficar mais fraca, a questão é o incômodo que o distúrbio causa", afirma.

Otávio Bisneto alerta para o fato de que ao trabalharmos ao monitor, temos a tendência de pestanejar com menos freqüência do que normalmente. Isso acontece de modo inconsciente, para evitar que a pessoa passe a focar e refocar constantemente os olhos. "Um pestanejar menos freqüente, causa automaticamente olhos secos, vermelhos e irritados", adverte o médico.

Mas não são apenas essas questões as responsáveis pelo surgimento da CVS. Além do tempo de uso da máquina, o ambiente em que o computador se encontra, a maneira com que as pessoas se relacionam com ele e as características da máquina são determinantes para o surgimento da síndrome. Acompanhe, no quadro abaixo, as dicas do consultor óptico Eric Gozlan para deletar os riscos do uso do computador para sua saúde ocular.

continua após a publicidade

Não faça do computador uma arma, a vítima pode ser você

Adapte o seu cantinho

Fique aproximadamente entre 50 e 70 cm da sua tela. A borda superior da tela deve ficar na altura dos seus olhos ou ligeiramente abaixo quando você está sentado. A tela do computador é um grande coletor de pó e deve ser limpa freqüentemente para melhorar a visibilidade. Evite a incidência do ar de ventiladores ou ar-condicionado diretamente no rosto. Use cadeiras confortáveis e preferencialmente ajustáveis, que mantenham seu corpo em postura adequada.

Cuidado com a iluminação

continua após a publicidade

A tela não deve estar de frente ou de costas a uma janela ou lâmpada, a fim de evitar que os olhos se ajustem a diferentes intensidades luminosas e evitar reflexos na tela. Coloque-a perpendicularmente à janela, com a luz do sol batendo lateralmente. Além disso, a sala deve ser bem iluminada e o computador nunca deve ser usado com as luzes apagadas.

Descanso para os olhos

Para descansar os olhos, a cada 30 minutos, olhe a mais de 5 metros durante alguns instantes e coloque as palmas da mão nos olhos a fim de mantê-los no escuro durante 10/20 segundos. Não se esqueça também de piscar para lubrificar o olho e evitar irritações. Pode ser necessário o uso de óculos de descanso.

Ajuste o seu monitor

* Configure adequadamente a sua tela (brilho, luminosidade, contraste).

* Utilize a resolução mais alta.

* Não use uma fonte de letra muito pequena.

* A leitura deve ser feita sem esforço e sem aproximar a tela.

* Se necessário, utilize um filtro anti-reflexo na tela do computador.

* Visite o oftalmologista com freqüência

Para continuar usando tranqüilamente o seu computador é importante procurar seu oftalmologista e investigar a existência de doenças oculares ou a necessidade de óculos novos.