Curtir a terceira idade de forma saudável e feliz faz parte dos sonhos de todos os idosos e é isso que eles estão fazendo. Cada vez mais dispostos, eles vem recorrendo a atividades físicas para não perder o pique e aumentar ainda mais a estatística da expectativa de vida.
Para quem já passou dos 60 anos, o exercício eleito é a caminhada. Apesar de ser simples, ela traz grandes avanços à saúde, pois exercita o sistema musculo-esquelético e principalmente o sistema cardiovascular.
Além da caminhada, o yoga também desponta como aliado no combate ao envelhecimento. “A prática de yoga desenvolve a sensibilidade do praticante, diminui tensões neuromusculares, melhora a concentração e a capacidade respiratória, além de colaborar para a manutenção de uma boa postura corporal”, explica a bióloga e professora de yoga, Daniela Reis, proprietária do Gaya Yoga Spa.
Seja qual for a opção, o resultado é a melhora da qualidade de vida e o retardamento do envelhecimento. Movimentar-se também é bom para a manutenção da densidade óssea, afastando o principal fantasma que ronda a terceira idade: a osteoporose.