Protetor solar, chapéu e óculos de sol são acessórios usados somente no verão. Certo? Errado. Com o tão comentado aumento do ?buraco? na camada de ozônio do planeta nunca devemos esquecer a intensidade dos raios solares. Com a queda na temperatura, mesmo antes da chegada oficial do inverno, o nosso corpo já apresenta alguns sinais de ressecamento e descamação da pele – os primeiros e mais comuns sintomas nesta época do ano. No entanto não devemos nos descuidar de outra parte do nosso corpo que também fica totalmente desprotegida e, muitas vezes, desvalorizada nos meses mais frio: os olhos.
Convictos de que óculos de sol são realmente ?acessórios? de verão, muitas pessoas o guardam em algum fundo de gaveta. ?Essa é uma grande insensatez?, alerta o óptico Eric Gozlan. Para o especialista, aquele sol de inverno que pareceu não causar nenhum tipo de problema na sua pele, na verdade, mesmo que não seja percebido, causa importantes estragos, tanto na pele quanto na visão.
Filtro de proteção
Gozlan alerta para o fato de que, como no verão, a exposição prolongada aos raios solares do outono e do inverno pode causar queimaduras na área central da visão. Doenças como a catarata e lesões na retina, entre outras, também podem se originar pela falta de cuidado e prevenção. ?Por isso, também no inverno, é preciso caprichar no uso dos óculos escuros e ter sempre certeza de que eles possuem filtro de proteção?, adverte o óptico. Muitas pessoas acreditam que quanto mais escura for a lente mais seguros são os óculos. Esse fato é desmistificado pelos médicos, que explicam que o importante para esses óculos de proteção é o filtro. Assim, usar óculos sem o filtro adequado é mais danoso para a visão do que ficar sem óculos. ?A lente escura dilata a pupila e com isso os raios penetram muito mais?, esclarece Gozlan.
Maior preocupação ainda devem ter as pessoas que pretendem se aventurar em passeios turísticos pela neve. Nessa situação, o óptico é ainda mais taxativo: ?O uso de óculos não deve ser negligenciado de jeito nenhum?. Com efeito, quem não se protege de forma adequada em locais cobertos pela neve, corre o risco de se tornar ?cego pela neve?. De acordo com os especialistas, isso acontece porque a córnea é queimada de forma semelhante ao que acontece numa queimadura solar. ?Embora transitória, essa situação pode ser muito dolorosa, além de deixar os olhos vermelhos e irritados?, finaliza o óptico.
Para proteger os olhos no outono/inverno
* Use óculos de sol capazes de filtrar 98% dos raios solares ultravioleta.
* Lembre-se de que somente lentes muito escuras não garantem proteção. A preocupação deve ser pela existência ou não de filtro solar na lente.
* Se for esquiar ou praticar qualquer esporte na neve, use óculos de sol que protejam a zona lateral do rosto, por onde podem entrar os raios solares prejudiciais.
* Mesmo quem usa lente de contato com proteção ultravioleta deve usar óculos de sol adicionais.
* Mantenha os seus olhos úmidos usando gotas umedecedoras e protegendo-os do vento.