Essenciais em qualquer estação do ano, os óculos escuros se tornam indispensáveis no verão. No pacote de compra de biquínis, sungas e cangas, os óculos de sol não podem ser esquecidos. Mas, é preciso estar atento na hora de fazer sua escolha. Apesar da grande variedade de modelos, cores e tamanhos, alguns podem trazer também perigos por não contar com o fator de proteção recomendado.
A oftalmologista Roberli Bicharra conta quais são os riscos de usar óculos escuros sem proteção.”Quando você está usando óculos escuros sem a proteção para raios ultravioletas, o que acontece: quando você está usando isso, a pupila dilata, então entra mais raio luminoso. O efeito é o contrário, você está facilitando o risco porque a pupila dilata e entra mais raio solar sem proteção”, afirma.
Dias nublados
De acordo com a especialista, até no inverno e em dias nublados os raios ultravioletas estão presentes. “Não se tem o hábito, mas essa proteção deve ser desde a infância, somente em situações ao ar livre em que você tem uma exposição grande. É claro que no verão fica mais evidente isso, mas em outras situações, no inverno ou dias nublados o uso de óculos protege e garante que você não vai ficar tão exposto a situação de risco”, conta Roberli. Segundo ela, ao sair em busca do óculos ideal para esse verão, é preciso verificar se o produto conta com o fator de proteção aos raios ultravioletas.