Obesidade na infância pode encurtar a vida

Uma pesquisa realizada pela instituição de saúde Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, mostra que uma criança obesa pode viver até 20 anos a menos do que as que nunca tiveram acima do peso.

Os pesquisadores avaliaram 710 mil crianças com idades entre dois e 10 anos, sendo que metade delas estava acima do peso. Depois de responderem a questionários sobre seus hábitos alimentares e passarem por diversos testes físicos, as crianças foram submetidas a testes médicos que estimaram sua expectativa de vida em comparação com aquelas que não eram obesas.

O resultado apontou que entre as crianças obesas, 37,3% dos meninos e 25,5% das meninas mostraram queda de até 20 anos na expectativa de vida, em função das doenças correlacionadas com a obesidade, como hipertensão, diabetes e colesterol.Os pesquisadores explicam que se não houver mudanças importantes no estilo de vida e nos hábitos alimentares destas crianças, o risco delas morrerem jovens vítimas de um ataque cardíaco ou ficarem sem mobilidade em função de problemas nas articulações aos 30 ou 40 anos é bem maior do que nos não obesos, por exemplo.

Os pesquisadores ressaltaram que estas doenças costumam acometer pessoas acima dos sessenta anos e que sofrer delas aos 30 anos é acelerar muito um processo de perda de funções do organismo.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna