Obesidade na gravidez traz complicações

A gravidez é um momento especial e delicado para a mulher e requer cuidados especiais.

A obesidade-pós gestacional é um problema comum e gera grandes riscos para a mãe e para o bebê.

O fato de a mulher ganhar peso excessivo neste período é um fator de risco repleto de complicações, que podem levar ao diabetes, trombose venosa profunda, hipertensão, e pré-eclâmpsia, principalmente no final da gestação.

Outro item importante é a associação da obesidade na gestação com o maior índice de mortalidade de recém-nascidos, já que a média de peso do bebê é maior que o normal, isto pode provocar riscos obstétricos durante o parto normal e um aumento o índice de cesáreas.

Importante ressaltar também que o lado estético é importante nesse processo. Mães que retomam o peso de antes após o parto, se mantém muito mais saudáveis e menos propensas a desenvolver outros males.

Uma pesquisa feita em uma universidade escocesa revelou que mais de um terço dos óbitos relacionados à gestação correspondem a mulheres obesas. O estudo também concluiu que a obesidade aumenta em dez vezes o risco de a gestante ter infecções respiratórias e duplica o de sofrer com dores de cabeça e azia. Além disso, foi citado no artigo que gestantes obesas são mais propensas a sofrer doenças cardíacas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo