Obesidade exige tratamento especializado

Com o aumento dos índices de pessoas obesas no mundo, médicos, nutricionistas e profissionais da saúde em geral procuram compreender melhor as causas e formas de tratamento e prevenção dessa que é considerada uma das doenças mais detectadas da atualidade. O assunto já é tema de especialização no curso de pós-graduação em Obesidade promovido pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES), instituição educacional especializada na área da saúde, que tem sede em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), em convênio com o Instituto Ponto Crítico de Ensino (IPCE), de São Paulo (SP). A iniciativa de criar um curso de pós-graduação Lato Sensu em Obesidade é uma iniciativa pioneira do CBES.

Problemática: ?Aliado ao aumento da urbanização das cidades e aos confortos da vida moderna, que contribuem para o sendentarismo, o consumo abundante de alimentos está tornando as pessoas cada vez mais gordas. Este fator é bastante preocupante, tendo em vista os males decorrentes da obesidade. O excesso de peso compromete a saúde e rouba o bem-estar, além de diminuir a auto-estima,? afirma Marco Aurélio Gallo, médico e aluno do curso de pós-graduação Lato Sensu do CBES em Obesidade.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 60% dos obesos chegam aos 60 anos de idade. Somente 30% atingem 70 anos e 10% aos 80 anos. No Brasil, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Estudos da Obesidade (ABESO) entre os anos de 1975 e 1997 revelou que, nesse intervalo, a obesidade aumentou de 8% para 13% entre mulheres; de 3% para 7% entre homens, e de 3% para 15% entre crianças.

?Uma alimentação equilibrada é a principal forma de prevenção da obesidade.?, ensina a nutricionista Gillian Alonso Arruda, coordenadora do curso de Obesidade e doutoranda em Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP). ? Isso equivale a dizer que a alimentação deve ser variada, de maneira a oferecer todos os nutrientes necessários à boa saúde. As quantidades dos alimentos consumidos devem ser compatíveis com as necessidades de gasto de energia  de cada pessoa, ou seja, quem deseja emagrecer ou manter seu peso, deve controlar as quantidades, especialmente dos alimentos ricos em calorias, como massas, queijos e pães. Alimentos como doces, refrigerantes e aqueles muito gordurosos devem ser evitados. Cereais integrais, verduras e frutas devem ser consumidas, pois fornecem fibras para facilitar o funcionamento intestinal, além de fornecer vitaminas e sais minerais, que contribuem para a beleza da pele e cabelos. Finalmente, muito líquido e atividades físicas são hábitos que devem ser cultivados por todos?, completa.

Serviço: O curso de pós-graduação Lato Sensu em Obesidade do CBES, em parceria com IPCE, primeiro no Brasil a formar especialistas em Obesidade, é certificado pela Universidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo