Todas as crianças estão abertas ao conhecimento, é muito importante que os pais dêem exemplos para despertar o interesse de seus filhos nos mais diversos assuntos e disciplinas escolares, para isso é necessário dedicar um tempo especial para os filhos. A demonstração de interesse, por parte dos pais, voltado à escola é fundamental, afinal a falta de motivação na sala de aula, escolas desaparelhadas, assim como a inexperiência psicopedagógica de alguns professores, podem dificultar o completo desenvolvimento da criança, em decorrência de bloqueios mentais que podem permanecer para o resto da vida.

continua após a publicidade

Em casa é necessário impor disciplina e limites quanto aos horários para que a criança se dedique aos estudos. Vamos exercitar: faça uma lista, colocando de um lado os direitos e do outro os deveres do seu filho. Perceba como existe um desequilíbrio entre eles na rotina diária.

É inquestionável que os tempos mudaram. Hoje, os pais correm enlouquecidos para dar conta das responsabilidades. Cada dia sobra menos tempo para o diálogo. Para contrabalançar, se esquecem de que algumas regras fundamentais, entre elas, a disciplina, não devem ser esquecidas. Os pais devem ser conscientes de que os professores e cursos lidam com o conhecimento dentro da esfera da instituição, o resto compete à família, jamais transferindo para a escola uma questão que deve ser resolvida em casa.

Ensiná-lo a administrar o tempo, lidando com as obrigações em primeiro lugar, sem esquecer do seu direito ao lazer, faz com que ele conquiste a verdadeira autonomia.

continua após a publicidade

Quando um pai faz de tudo para dar educação ao filho, não havendo correspondência com esse esforço, jamais deverá se sentir culpado. Os pais devem ter em mente que o mundo onde vivemos e o futuro exigirão de seus filhos persistência, determinação e muita disciplina. Os filhos devem entender que nada é dado de graça, quando adultos o mercado exigirá bons profissionais, o único caminho é por meio dos estudos, onde eles deverão se preparar para o que virá pela frente.

Em conseqüência, o desempenho da criança será muito maior, tanto na sala de aula como em casa, evitando maiores aborrecimentos. Talvez esta seja uma das grandes contribuições dos pais para com seus filhos. Difícil? Sim, é uma batalha que requer muito esforço, sacrifício e dedicação. Mas, com certeza, a recompensa é gratificante.

Luiz Carlos Crozera, diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia.

continua após a publicidade