O conceito de estilo de vida saudável, que vem sendo adotado por diversas pessoas, é bastante amplo. Os aspectos desse estilo devem se combinar para influenciar a saúde em todas as áreas: física, mental, espiritual e social. Não adianta ter uma boa alimentação e não praticar exercícios ou usar produtos que sejam prejudiciais à saúde.
Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente sã. Além disso, auxilia na prevenção de doenças, impedindo, também, que as doenças crônicas evoluam. Essa atitude inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, exercícios regulares e evitar substâncias nocivas ao organismo.
Felizmente a geração atual já se conscientiza dos malefícios que muitos produtos industrializados causam. Gradativamente, cresce a procura no mercado por alimentos saudáveis e produtos feitos à base de elementos naturais, muitos com processo de fabricação artesanal. Esses hábitos deveriam ser incorporados por todos ainda na juventude e mantidos durante toda a vida.
Uma demonstração de que a população se preocupa cada vez mais com a saúde são as novas tendências de mercado. Há sete anos, abriu-se no Brasil um mercado que antes não existia, a produção e o comércio de diversos produtos, desde alimentos até cosméticos, feitos com matérias-primas e ativos vindos da natureza. Mais do que uma tendência, a utilização desses novos produtos cria um novo estilo de vida, sendo inseridos na cultura de grande parte da população.
Para se ter uma idéia do que significa a substituição dos industrializados pelos artesanais, observe um sorvete comum e um artesanal, do tipo italiano. É nítida a diferença entre eles. Podemos sentir o gosto das frutas e até encontrar pedaços delas nos sorvetes artesanais. O mesmo acontece com sucos e até cosméticos produzidos com matérias-primas frescas.
No entanto, a fabricação artesanal exige um cuidado e uma preparação especial, que muitas vezes encarece o produto. Uma alternativa para que fiquem mais acessíveis é a forma como são vendidos. Se comercializados por peso, por exemplo, o consumidor pode optar por quantidades que melhor atendam suas necessidades e se encaixem no orçamento. A tendência da venda fracionada, como nos antigos armazéns, ganha a cada dia novos adeptos e promete minimizar o problema.
Rosângela Fortis Netto, fisioterapeuta.
