ms1301105.jpgAo submeter um grupo de pessoas heterogêneas a um programa de corrida de doze semanas, cientistas japoneses descobriram que todas tiveram altas pontuações nos testes de agilidade. Alguns dos motivos para que isso ocorra é que o cérebro tem uma maior oxigenação com a melhora da circulação e da respiração, derivada do ato de correr. O exercício também é capaz de promover melhoria no controle nervoso, aumentando a coordenação e mantendo uma melhor agilidade mental.

continua após a publicidade

Quem faz atividade física absorve melhor a glicose, possuindo mais tolerância e correndo menos riscos de se tornar diabético. Analisando grupos diferentes de "corredores" com idades variadas, percebe-se uma clara correlação entre baixa pressão sangüínea e a melhora nos tempos do treinamento.

A atividade física também é importante no controle do peso e do metabolismo, o que interfere positivamente na pressão arterial. Corredores de distâncias mais longas possuem níveis elevados de HDL (colesterol "bom"), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar seu depósito nas artérias.

Depois de uma dura jornada de trabalho, muita gente pensa que está cansada para praticar alguma atividade física, mas quando vai dormir percebe que não consegue pegar no sono. Com efeito, as atividades físicas, de um modo geral, melhoram a qualidade do sono, principalmente aquelas feitas até no máximo três horas antes de deitar.

continua após a publicidade

A testosterona nos homens aumenta consideravelmente seu nível após 30 minutos de corrida e permanece assim durante uma hora aproximadamente. No caso das mulheres ocorre algo parecido. Estudos revelam que exercício vigoroso faz subir os hormônios relacionados com o desejo da mulher, além de aumentar a sensação de autoconfiança. Sem contar os benefícios no combate à obesidade e ao sedentarismo.

Já que você entendeu o quanto uma corrida pode fazer bem, pratique, assim estará dando um grande passo para melhorar sua saúde e sua qualidade de vida. Mas atenção: iniciantes devem respeitar seu nível atual de condicionamento, adaptando as sugestões de cargas de treinos aos seus próprios limites físicos. Programas de caminhadas são mais indicados a esses praticantes e, com o tempo e na evolução de sua aptidão física, poderão ser adicionados treinos de corrida ao seu programa de exercícios. Desse modo, irão também aumentar os benefícios para a sua saúde e bem-estar geral.

continua após a publicidade

Para quem mora perto do trabalho, uma boa opção é voltar correndo para casa. Faça com que a corrida se torne uma rotina na sua vida. Deixe uma mochila no carro com seu tênis e sua roupa preparados, assim quando sobrar um tempo no seu dia, pode correr à academia ou a um parque e iniciar sua prática esportiva. Pela sua saúde.

Rose Modugno, personal trainer e especialista em fitness.