Detalhes nutricionais fazem a diferença entre ganhar ou perder peso.

A reeducação alimentar tem por objetivos introduzir conhecimentos e hábitos alimentares saudáveis no cotidiano das pessoas, mantendo um equilíbrio entre calorias e nutrientes. Tudo começa por uma avaliação que determina o atual estado nutricional da pessoa a fim de se estabelecer uma dieta adequada conforme a realidade, horários, tarefas, atividade física, tolerâncias alimentares e objetivos pessoais.

continua após a publicidade

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida de forma prazerosa e prática, reduzindo os riscos de doenças. A reeducação alimentar é a única dieta que funciona. Não devemos excluir determinados alimentos, mas, sim, manter um equilíbrio entre os nutrientes, uma variedade de alimentos e principalmente moderação em quantidades.

A escolha de alimentos menos calóricos, com ingestão controlada de açúcar, sal, gorduras (frituras), e bebida alcoólica, associada ao consumo de alimentos ricos em fibras (que ajudam no bom funcionamento intestinal), vitaminas e minerais, é uma ótima dica para quem busca a perda de peso. Também ajudam nesse processo, mastigar bem os alimentos, fracionar as refeições, não pular refeições e a ingestão de líquidos somente meia hora antes ou meia hora depois das refeições principais.

Não podemos esquecer da prática de exercícios físicos regulares, que, associados a uma programação nutricional adequada, irão trazer os benefícios e resultados esperados.

continua após a publicidade

Nessa época do ano, a temperatura do ambiente auxilia na manutenção da temperatura interna, ao contrário do que acontece no inverno, quando o organismo gasta mais energia para fazer essa regulagem. No frio, as pessoas tendem a sentir mais fome, pois há uma maior necessidade de armazenar calor. Por isso, quando ingerimos alimentos muito pesados nos sentimos indispostos e cansados.

O aumento da transpiração devido as altas temperaturas no verão favorece a perda hídrica por meio do suor. A hidratação deve ser feita de dentro para fora. O consumo de água (8 a 10 copos por dia), chás gelados, sucos de frutas naturais e água de coco são ótimas opções para repor a água do corpo. Essa deve ser uma preocupação constante, pois os líquidos hidratam o organismo e transportam os nutrientes. O mecanismo de sede é um indício de desidratação. Por isso não espere sentir sede: beba água!

continua após a publicidade

As pessoas estão procurando cada vez mais melhorar sua alimentação, seja com intuito de obter mais saúde ou apenas visando questões estéticas. Porém, existem alguns detalhes nutricionais que fazem a diferença entre ganhar ou perder peso e aumentar ou diminuir o percentual de gordura corporal.

Com efeito, uma programação nutricional adequada deve ser vista como parte integrante, fundamental e indispensável do dia-a-dia de todos. 

Melissa Manzoni, nutricionista.