O consumo de carne e o risco de câncer

Para chegar a este resultado, a pesquisa acompanhou 884 pacientes com câncer de bexiga e 878 que não possuíam a doença. Todos eles responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares. De acordo com os pesquisadores, a carne cozida a altas temperaturas produz substâncias que podem causar câncer.

O estudo concluiu que os participantes comeram mais carne vermelha tinham quase 1,5 vezes mais chances de desenvolver câncer na bexiga do que aquelas que consumiram pouca carne.  Outro estudo (Instituto Nacional de Câncer) mostrou que cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados a partir de hábitos de vida saudáveis.

De acordo com os pesquisadores, a melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar um alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos regulares e manter o peso controlado. Tais medidas são capazes de prevenir 63% dos casos de câncer de faringe, laringe e boca; 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio (camada que recobre o útero internamente) e 60% dos tumores de esôfago.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna