Dados de um estudo sobre obesidade e vigilância alimentar, realizado pelo IBGE, em conjunto com o Ministério da Saúde, mostram que, no Brasil, existem cerca de 38,5 milhões de pessoas com peso acima do recomendado, o equivalente a 40% da população adulta. O estudo ainda aponta que, mais de 10 milhões são declaradas obesas – pessoas com IMC acima de 30 (ver quadro) -, um índice 30 vezes maior do que há 30 anos atrás.
O endocrinologista Dilermando Britto, do Hospital Santa Cruz, estima que quando se fala em sul do país os índices podem chegar a 50% da população. Conforme o especialista, diversos são os motivos que podem levar a um quadro de obesidade: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, estilo de vida, exercício físico, cultura, hábitos alimentares. Nós próximos 20 anos, se as autoridades de saúde pública não intervierem, será um planeta 100% obeso.
Dedicação
A obesidade é a porta de entrada para outras graves doenças, como diabetes, acidente vascular cerebral, distúrbios do sono, problemas de coluna, colesterol alto, doenças cardiovasculares e até algumas formas de câncer. A gordura geralmente se concentra próxima de órgãos nobres, como o coração e o fígado. No caso dos homens, a gordura se acumula normalmente na barriga, e o índice de doenças no coração nos homens chega a ser 30% maior do que nas mulheres, que normalmente acumulam mais gordura nas coxas e quadris.
Não existe uma receita que sirva para todas as pessoas que precisam emagrecer. Para a especialista em clínica médica Patrícia Marchiori, do Programa de Prevenção a Obesidade da Paraná Clínicas, é preciso adequar a alimentação ao estilo de vida de cada pessoa. ?Emagrecer é igual a procurar emprego. Você não pode dormir todo dia até tarde, que não vai conseguir nunca?, compara, enfatizando que esforço e comprometimento são imprescindíveis para perder peso.