Na hora de comprar óculos, o primeiro pensamento que vem à cabeça é ?onde?? e ?quanto??. Muitas vezes a tentação de encontrar óculos bonitos e com preços acessíveis faz com que os consumidores se decidam logo pela compra em barracas de ambulantes, cada vez mais presentes nas grandes cidades. Entretanto, essa escolha, que em um primeiro momento parece a mais acertada, pode trazer conseqüências sérias e perigosas para a saúde dos olhos.

continua após a publicidade

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, mesmo em dias nublados, os olhos estão expostos aos raios UV e necessitam de proteção. A melhor forma de proteger os olhos da radiação é usar óculos que tenham lentes com proteção UV. ?A proteção independe da cor das lentes, mas os óculos escuros sem proteção UV são piores do que não usar nada. Isso porque, no escuro, as pupilas dilatam facilitando a entrada da radiação, que pode causar queimaduras nos olhos?, alerta.

Prejuízos à saúde

O oftalmologista alerta que os testes feitos por camelôs para demonstrar que as lentes escuras têm proteção contra UV não são confiáveis. ?Isso porque existem aparelhos no mercado que só detectam a proteção em lentes transparentes e indicam proteção para qualquer lente escura?, adverte. Enganadas por estes testes, muitas pessoas acabam se encantando pelos baixos preços do mercado paralelo. Em 2003, por exemplo, a pirataria no setor óptico atingiu 60%, segundo informações da Abiótica (Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos).

A indústria da falsificação também chegou à fabricação de óculos que possuem lentes com grau. As hastes dos óculos vendidos em camelôs não possuem o tratamento e a produção adequada. Elas podem quebrar, danificar, soltar tintas e vernizes, ocasionando, muitas vezes, alergias graves. Cada vez mais, o prejuízo não é só financeiro, mas também para a saúde do consumidor. Nos óculos fabricados por empresas sérias, dificilmente isso acontece. A tecnologia de ponta, o cuidado, as normas e padrões seguidos garantem um produto confiável e que não se deteriora com facilidade e nem prejudica a saúde.

continua após a publicidade